ESTUDO DE MODELOS DE PREVISÃO DE DEMANDA

Tamy Ymei Lin - Orientador: Prof. José Bento Carlos Amaral Jr.

2000

[INTRODUÇÃO] Num ambiente extremamente competitivo e instável, os riscos se tornam cada vez maiores para todos os tipos de empresas. O processo de previsão de demanda se torna um dos pontos mais importantes para redução destes riscos e tomada de decisões, cada vez mais integrado a todo processo logístico de uma empresa. A previsão de demanda é essencial para a redução dos custos de uma empresa e para a satisfação dos seus clientes. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os modelos de previsão de demanda existentes, assim como processos que possam ser considerados benchmarks para outras empresas, além de apresentar os principais fatores que devem influenciar na escolha dos modelos mais adequados de previsão de vendas. Questiona-se assim, quais os pontos positivos e negativos destes modelos e como realizar uma análise crítica dos mesmos no sentido de selecionar as ferramentas mais adequadas para cada tipo de necessidade. [METODOLOGIA] A pesquisa foi realizada através de um processo de levantamento de dados de diversos livros, artigos, periódicos e jornais até recentemente publicados em bibliotecas (Karl A.Boedecker-EAESP/FGV, Biblioteca da Escola Politécnica da USP) e na Internet. Foram consultados artigos da Harvard Business Review, Journal of Forecasting, International Journal of Forecasting, Journal of Business Forecasting Methods. Além disso, foram realizadas entrevistas com profissionais e estudiosos do assunto. [RESULTADOS] Diversas técnicas têm sido desenvolvidas para previsão de demanda. Estas podem ser divididas em duas principais categorias: quantitativas e qualitativas. Os modelos quantitativos podem ser divididos em séries temporais e explicativas ou causais. Enquanto que os modelos qualitativos subdividem-se em métodos de avaliação subjetiva, exploratórios ou normativos. O processo de escolha do modelo depende do tipo do horizonte de tempo (longo, médio ou curto), do tipo de decisão gerencial envolvido (estratégico ou tático), do padrão de dado existente (horizontal, sazonal, cíclico ou trend) e das informações disponíveis. Todas as previsões são consideradas incertas, por isso, considera-se mais importante que a empresa se prepare para poder reagir aos fatos previstos. [CONCLUSÃO] Apesar da grande gama de modelos de previsão de demanda existente, grande parte das empresas acabam por desenvolver métodos próprios, uma combinação de métodos qualitativos (opiniões) e quantitativos (extrapolação simples de tendência), ou até mesmo não utiliza modelos. Como cada previsão, mesmo que em uma mesma empresa, possue natureza diferente (variáveis, horizonte de tempo, importância estratégica etc), poucos são os modelos de previsão que possam ser considerados benchmarks para outras empresas.

POI