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[INTRODUÇÃO] Este projeto realizou o estudo de uma empresa supermercadista, desenvolvendo assim um estudo do setor de supermercados e do comércio eletrônico, uma análise da estratégia empresarial adotada por empresas que atuam neste mercado e, por fim, o estudo de caso numa empresa do setor, no caso, na Companhia Brasileira de Distribuição, enfatizando o Pão-de-Açúcar, que pertence ao grupo. Os objetivos eram a compreensão da influência da globalização e da internet nas estratégias de uma empresa de supermercados, principalmente no que se refere à reestruturação da empresa através da utilização do comércio eletrônico para o relacionamento interno, bem como com seus consumidores e fornecedores, [METODOLOGIA] A metodologia utilizada foi a análise qualitativa na maioria do projeto, utilizando dados quantitativos para complementação. A coleta seletiva de dados envolveu principalmente dados secundários, o que envolveu a leitura de livros especializados em tecnologia da informação e mercado de varejo. Além disso, foi realizado um clipping de notícias sobre: sistemas integrados de fluxo de informação (internet, EDI, ERP e ECR), mercado supermercadista, e Companhia Brasileira de Distribuição, que possui várias empresas, entre elas o Pão-de-Açúcar, que foi objeto do estudo de caso. Para complementar os dados secundários, foi realizada uma entrevista informal, através do telefone, com o intuito de esclarecer alguns pontos. A falta de dados primários foi conseqüência da política interna da empresa, que restringe a concessão de entrevistas e fornecimento de dados. Por este motivo, o nome da entrevistada permanecerá em sigilo. [RESULTADOS] O estudo das características do mercado varejista, especialmente do segmento de supermercados, e do comércio eletrônico, foi útil para embasar o estudo de caso e permitir a compreensão sobre o movimento de concentração e reestruturação do setor. Além disso, foi realizada a análise das funções estratégicas de um supermercado, o que forneceu um panorama dos tópicos relevantes para um supermercado, desde a sua localização, o seu posicionamento, a precificação, entre outros. Finalmente, no estudo de caso, o conhecimento adquirido anteriormente permitiu a análise do Pão-de-Açúcar sob o ponto de vista mercadológico, processo de aquisições e reestruturação dos processos, utilização da internet ou sistemas integrados fechados, e estratégico, verificando a teoria de estratégia de supermercados e a prática. [CONCLUSÃO] No caso do Pão-de-Açúcar, a globalização, através principalmente da abertura econômica que permitiu a entrada de novos concorrentes e trouxe a necessidade de melhoria no desempenho da organização, e também a necessidade de reestruturação gerada pela atuação em vários setores da economia no início da década de 90, levaram a empresa a utilização da internet como ferramenta estratégica e produtora de vantagens para a organização. Entretanto, a internet não é utilizada em toda a organização, existindo restrições a sua utilização em alguns processos, principalmente os que fornecem informações estratégicas de vendas e a administração do Centro de Distribuição, sendo estes processos automatizados com a utilização de sistemas de integração fechados.