ESTUDO DE CASO DA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COMÉRCIO ELETRÔNICO RESPONSÁVEL PELA PÓS-VENDA DE COMPRAS PELA INTERNET

Flávio D. Furlan - Orientador: Prof. Alberto Issao Sugo

2000

[INTRODUÇÃO] O objetivo deste trabalho é descrever os desafios associados com as transações de produtos vendidos via Internet, e seu processo até chegar ao cliente. A idéia do projeto foi embasada num artigo da revista Exame (Julho/1999), onde são apontadas 10 oportunidades de negócios na Internet onde a pós-venda foi citado, indicando uma falha na percepção dos empreendedores em enxergar esses novos negócios. De acordo com o artigo, quase todos querem entrar na Internet para vender algo, mas poucos se preocupam em entregar de forma adequada, por isso, esse setor tem promessas muito boas de crescimento. Dessa forma, pretende-se estudar os processos envolvidos na pós-venda de produtos vendidos pela Internet, ou seja, como os pedidos são tratados, quais os passos de verificação em estoque, como são empacotados, enviados etc., devido a grande carência de empresas nesse setor. [METODOLOGIA] A pesquisa terá 4 etapas: 1ª. Etapa: Levantamento seletivo da literatura internacional e nacional sobre os fenômenos que são objetos da pesquisa. Ao final desta etapa, o bolsista participará de um workshop junto com colegas que pesquisam temas correlatos; 2ª. Etapa: Elaboração de questionário e escolha de empresa/ramo para levantamento de campo; 3ª. Etapa: Estudo de caso de uma empresa escolhida, seguindo a metodologia proposta por Yin (1989); 4ª. Etapa: Análise dos resultados e elaboração das conclusões. [RESULTADOS] e [CONCLUSÃO] Após um estudo do caso da loja virtual Siciliano e pesquisar outros trabalhos relacionado a logística das entregas das compras pela Internet, podemos concluir que, para resolver um grande problema das lojas virtuais, as entregas das compras on-line, as empresas estão recorrendo cada vez mais a uma instituição típica da velha economia, os Correios. A estrutura necessária para poder atender o país todo é muito cara, sendo inviável qualquer investimento que possa ser melhor do que o serviço de Sedex dos Correios. Os Correios ainda não tem estatísticas sobre as entregas provenientes do comércio eletrônico, mas as encomendas do Sedex chegou a 77 milhões, indicando que as empresas estão usando preferencialmente este serviço, que cobre 85% do território brasileiro. Desse trabalho podemos perceber uma forte tendência no comércio eletrônico, são as entregas rápidas, em até 25 horas. Para tento, há empresas de comércio eletrônico que estão montando estruturas próprias para atender esta demanda, além de empresas especializadas em entregas que querem cobrir esta demanda por entregas rápidas. Dessa forma, podemos concluir que o grande problema para as empresas de e-commerce é a logística, ou seja, estoques, fornecedores e entrega.

IMQ