AS ESTRATÉGIAS DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR FRENTE A DIFUSÃO DO USO DA INTERNET EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO

Autor(es): 

Silvia da Silva Craveiro - Orientador: Prof. Mario Aquino Alves

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] As organizações encontram-se em um ambiente onde a troca de informações e a interatividade tornam-se cada vez mais presentes e necessárias. Diante desse cenário marcado pela globalização, a internet destaca-se como fundamental para todo e qualquer tipo de negócio estabelecer-se no mercado e tornar-se progressivamente mais competitivo. O problema pesquisado insere-se neste contexto onde a difusão do uso da internet entre os diversos tipos de organizações fez e faz com que as mesmas adotem estratégias para se adequarem a essa revolução na maneira como elas comunicam-se. Neste caso serão analisadas as organizações do terceiro setor, e a forma como a internet pode contribuir para o seu desenvolvimento, de forma ampla e contínua. Para pesquisar tal assunto foi analisado o caso de uma organização do 3º setor, mais especificamente o Centro Eva Lindstedt, organização não governamental (ONG) que visa contribuir para melhoria das condições de vida das crianças com baixa visão. [METODOLOGIA] Para realização do trabalho foram adotados basicamente três procedimentos. Em primeiro lugar, a pesquisa, leitura e análise de livros, artigos, documentos, reportagens e matérias de jornais e revistas sobre diversos assuntos tais como terceiro setor, estratégia, internet, globalização, dentro outros. Em segundo lugar, a consulta e análise de diversos sites de organizações de terceiro setor, para realização de um mapeamento de suas características. Finalmente, foi realizada uma análise da organização para elaboração do estudo de caso. [RESULTADOS] A partir das leituras realizadas foi possível verificar o impacto que a internet vem trazendo para diversos tipos de organizações em suas estratégias. Mais especificamente foi analisado os impactos para as organizações do terceiro setor em áreas primordiais para a sua continuidade como captação de recursos e divulgação. Por meio da consulta aos sites realizou-se um mapeamento de como as organizações do terceiro setor, principalmente as brasileiras, vêm utilizam a internet e quais são as tendências para essa utilização. Além disso, verificou-se as formas pioneiras e criativas com que cada uma dessas organizações utilizam a internet para conquistar parceiros e voluntários para sua causa. Através da realização do estudo de caso foi possível constatar, na prática, os principais pontos que essas organizações abordam quando utilizam a internet como instrumento de estratégia e como os mesmos podem ser potencializados. [CONCLUSÃO] A internet é uma valiosa ferramenta para as organizações não governamentais e deve ser amplamente explorada. Contudo, essa utilização dever ser planejada e estar dentro das ações estratégicas da entidade. O desenvolvimento de um novo site mais interativo, e que contemple as ações estratégicas previstas anteriormente, com certeza proporcionará um maior desenvolvimento para o Centro Eva Lindstedt como para qualquer outra organização do terceiro setor. A inserção da internet nas rotinas administrativas de uma organização do terceiro setor representa um instrumento a mais para aprimoramento das atividades, bem como da forma de gestão voltada para resultados. É imprescindível que uma ONG tenha uma postura constantemente profissional demonstrando ser capaz de atingir os objetivos a que se propôs concretizar da forma mais eficiente possível. Com essa postura a entidade conseguirá captar um maior número de parcerias, fundamentais para sua continuidade e desenvolvimento.

Departamento: 

ADM

Anexos: