ESTRATÉGIA INTERNACIONAL E RELAÇÕES GERENCIAIS DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Autor(es): 

Adriana Uono - Orientadora: Profª Maria Cecília Coutinho de Arruda

Ano: 

1996

[INTRODUÇÃO] As empresas brasileiras formam alianças estratégicas com parceiros estrangeiros. Constituíram objetos desse estudo: a forma dessa relação, os fatores de sucesso e a implementação de uma estratégia internacional bem-sucedida. [METODOLOGIA] A coleta de dados foi feita através de um questionário entregue a empresas brasileiras (com pelo menos 51% de capital nacional) que trabalham em parceria com indústrias estrangeiras, em especial empresas de origem norte-americana e asiática. [RESULTADOS] Coletaram-se informações em um total de 80 questionários, dentre eles, 25 de empresas parceiras de indústrias provenientes dos Estados Unidos e de indústrias japonesas. Foram obtidos dados sobre o relacionamento, a tomada de decisão e o desempenho da parceria, acrescida a análise das estratégias de marketing internacional das indústrias brasileiras. [CONCLUSÃO] Pode-se concluir que, em geral, a parceria está sendo considerada como bem-sucedida, tendo uma relação satisfatória entre os parceiros, gerando maior competitividade para a empresa brasileira no futuro e boa penetração no mercado no presente. Em diversos casos, as políticas e programas do parceiro beneficiaram a empresa brasileira, sendo que as metas e objetivos estabelecidos no início foram alcançados.

Departamento: 

MCD

Anexos: