A EMERGÊNCIA DO E-LEARNING: UMA ANÁLISE SOBRE AS PLATAFORMAS DE EDUCAÇÃO ON-LINE NO BRASIL E NO MUNDO

Patrick Tosta Moledo Coelho - Orientador: Prof. André Luiz Silva Samartini

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Esta pesquisa trata do estudo do mercado de e-learning baseado em MOOCs. Essas plataformas emergentes estão sob os holofotes da educação, por conta de seu impacto social e do tamanho do mercado, que será de U$ 255 bilhões em 2017, segundo a GSV Advisors. [METODOLOGIA] Devido à escassez de literatura, por se tratar de um tema recente, optou-se por utilizar o método descritivo, de maneira exploratória. Primeiro, após uma revisão bibliográfica, foi feita a descrição da educação a distância, que culminou no e-learning e, finalmente¸ nos MOOCs. Então, alguns temas relevantes encontrados na bibliografia foram introduzidos, para dar contexto ao trabalho. Em outro momento, foram escolhidos quatro players relevantes no mercado internacional e um brasileiro, baseando-se na repetição de seus nomes nos artigos analisados. Os players internacionais são Coursera, edX, Udacity e Udemy, enquanto o representante brasileiro é Veduca. Então, eles foram submetidos a uma análise segundo as características de um modelo de negócios escolhido, da IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine. Ao fim de cada análise, um quadro foi preenchido de modo a sintetizar o conteúdo e facilitar a análise cruzada das plataformas. [RESULTADOS] Os resultados obtidos foram satisfatórios. Cada plataforma foi analisada em cada um dos seis aspectos que o modelo de negócios contemplava, gerando um quadro sintético. Observou-se que cada plataforma propõe soluções diferentes, enquanto todas apostam na venda de certificados. Coursera, por exemplo, vende o contato dos alunos para empresas, enquanto Udemy tenta comercializar MBAs. Outra diferença importante entre as plataformas é a criação do conteúdo. Coursera, edX e Veduca se limitam aos cursos das universidades de ponta; Udacity produz seu próprio conteúdo, a partir de professores e profissionais contratados, e Udemy permite que qualquer usuário hospede um curso, desde que mantida a qualidade mínima. [CONCLUSÃO] Foi claramente observado que o setor ainda se encontra em “modo de startup”. A monetização do negócio é uma das principais questões a serem resolvidas.

IMQ