EM BUSCA DOS MITOS E VILÕES NO MUNDO MANAGEMENT

Gabriel Cintrão Bergoc - Orientadora: Profª Roseli Morena Porto

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO]As empresas comumente criam heróis executivos que se tornam ideais míticos a serem seguidos. Ao herói executivo são atribuídas qualidades que o torna o padrão de excelência universal e causa um quadro de competição constante para se atingir esse ideal, já que a excelência, como a própria etimologia da palavra declara, não se partilha. No entanto, nesse cenário se ausenta a figura do vilão. Um estudo sobre a vilania no ambiente organizacional com uma visão crítica de símbolos criados e bem visados, mas que nem sempre acarretam em impactos positivos na sociedade atual. Esse trabalho teve como objetivo analisar a criação das figuras de heróis e vilões nos mitos e como eles se aplicam no mundo management. Para isso optou-se por fazer um estudo empírico com a análise das narrativas de negócios dirigida a gestores e/ou aspirantes ao topo da hierarquia empresarial.[METODOLOGIA]Para o estudo foi feita uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que envolve análise de narrativa, sendo, portanto, subjetiva e depende a interpretação do pesquisador. O material escolhido para aplicação do Referencial Teórico foi a revista Você S/A, especificamente a seção Comportamento. Essa revista foi escolhida por sua ampla distribuição, com uma circulação líquida de mais de 193 mil exemplares mensais atingindo quase 700 mil leitores, bem como, por sua alusão, pelo próprio título, ao indivíduo como ser empresarial e completamente individualizado. Os seguintes procedimentos metodológicos foram tomados: (1) levantamento do material necessário para a construção do Referencial Teórico; (2) escolha e seleção da revista, seção e artigos a serem utilizados para a pesquisa prática; (3) fichamento e análise dos trechos lidos e revisados da revista; (4) cruzamento das informações obtidas no referencial teórico com a pesquisa empírica e conclusão.[RESULTADOS]A partir da busca pela figura do vilão nos artigos selecionados, percebeu-se que pouco se pode analisar sobre eles, pois são expostos comportamentos a serem evitados perante as organizações. Entretanto, poucas foram as indicações de agentes que tem o potencial de agir de acordo com o conceito de vilania descritos pelos estudiosos do assunto e apresentados no referencial teórico.[CONCLUSÃO] Nas narrativas mitológicas ao estudar heróis, faz-se necessário também o estudo de vilões. O simbolismo da vilania e o que representa na sociedade atual esbarra no estudo de problemas sociais ligados a corporações, de valores criados pelas empresas e sustentados pela sociedade. Um estudo sobre os vilões permite ao menos definir melhor a figura dos heróis e uma atenção maior a figuras apresentadas como exclusivamente boas. No entanto, a busca pelos vilões no mundo management levou à conclusão de que essas figuras não são apresentadas de forma explícita. Na narrativa corporativa apenas são indicados comportamentos considerados indesejáveis pelas empresas.

ADM