EFEITO DO MÉTODO DO CASO NO ENSINO - APRENDIZADO DE ADMINISTRAÇÃO

Lúcia Uemura Sampaio - Orientador: Prof. Esdras Borges Costa

1995

[INTRODUÇÃO] Esta Pesquisa de Iniciação Científica tem como objetivo estudar o efeito da aplicação do Método do (caso no ensino e aprendizado de administração considerando o exame dos efeitos esperados e programados. [METODOLOGIA] Este exame foi inicialmente feito a partir da tabulação e análise de sumários contidos em catálogos de abstracts e Casos em uso pelos professores da EAESP; e a partir do trabalho bibliográfico desenvolvido paralelamente a esta etapa inicial. As etapas seguintes foram as entrevistas com professores que utilizam o Método do Caso e observação de aulas onde Casos fossem aplicados. Todas estas etapas possibilitaram a elaboração de um questionário medidor do grau de coerência-incoerência entre os efeitos esperados e programados de um Caso e aqueles posteriormente observados. [RESULTADOS] A pesquisa mostrou que entre os efeitos esperados e programados e os efeitos observados do uso do Caso como uma ferramenta didática situam-se as condições de aplicação de um Caso. A didática, a logística, os valores pessoais envolvidos. [CONCLUSÃO] O absoluto sucesso de um Caso no desenvolvimento de alunos e professores depende de uma série de fatores humanos e técnicos. O sucesso Caso como uma ferramenta didática que visa envolver alunos e professores no processo de aprendizado depende exclusivamente, de seu uso, pois sua condição de ferramenta participativa garante este efeito.

FSJ