DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR PARA ENSINO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO: uma abordagem com uso de Dinâmica de Sistemas e Modelo de Bass

Victor Eiji Shimabukuro - Orientador: Julio César de Bastos Figueiredo

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Neste projeto foi construída  uma ferramenta para a simulação computacional para ser utilizada em sala de aula, com o objetivo de  auxiliar o processo de compreensão de conceitos de Ciclo de Vida do Produto e o “Efeito-Chicote”. O modelo referencial utilizado é a Difusão de Frank Bass (1969) e desdobramentos dela. Para que possa ser utilizada em sala de aula foram utilizadas duas ferramentas, uma de construção de simulação e outra de interface: Vensim (programa de construção que utiliza a abordagem da Dinâmica de Sistemas) e Forio Simulate (permite a construção da interface Web gráfica interativa aos usuários). [METODOLOGIA] Para atingir o objetivo de construir a modelagem foram definidas três etapas. A primeira etapa consistiu no estudo do referencial teórico, do Vensim e de modelos existentes que tinham como base a abordagem de Dinâmica de Sistemas. Nesta etapa foi construído o racional de base da simulação computacional. Na segunda fase, foi desenvolvida a interface gráfica interativa para a utilização pelo usuário final (aluno) e um caso (case study) para contextualizar o uso da simulação computacional. O Forio Simulate foi a ferramenta utilizada na construção da interface. O caso desenvolvido envolve o processo produtivo de uma “Fábrica de Refrigerantes” com o objetivo principal de elucidar os conceitos de Ciclo de Vida do Produto e “Efeito-Chicote”. Por fim, foram realizados testes com quatro alunos da Fundação Getulio Vargas no dia 09 de julho de 2016. [Resultados] As entrevistas foram conduzidas como se estivessem em sala de aula. O caso serviu de guia para a condução do debate acerca do problema proposto. Todos os entrevistados demonstraram entendimento acerca dos conceitos de Ciclo de Vida do Produto e “Efeito-Chicote”. Assim, tanto a simulação computacional, quanto o próprio caso apresentam potencial para servir como instrumento auxiliar para o professor na explicação de tais conceitos. Entretanto, uma explicitação recorrente foi a ausência de variáveis financeiras que permitam comparar as diferentes opções de tomada de decisão observadas no caso. Assim, a adição de outras métricas poderia servir para o refinamento do projeto como um todo, considerando o seu propósito didático. [CONCLUSÃO] A simulação computacional e o caso que a contextualiza podem ser ferramentas auxiliares no aprendizado. Segundo os resultados explicitados pelas entrevistas, ambos conseguem explicar os conceitos de Ciclo de Vida do Produto e “Efeito-Chicote”. Os ajustes propostos pelos entrevistados – por exemplo, a adição de métricas financeiras – são diretrizes para o refinamento do projeto e para adicionar profundidade a discussão do caso e não demonstram ser grandes obstáculos para o entendimento dos conceitos propostos por esse projeto. Mas, devido ao pequeno número de respondentes na amostra, existe a necessidade, em expansões futuras do projeto, de se testar esta simulação computacional em uma sala de aula maior, típica de cursos de graduação. Assim, há necessidade de aplicação do caso e da simulação com amostra maior, buscando respostas mais conclusivas quanto à efetividade desta ferramenta. Finalizando, os resultados atingidos foram animadores e a metodologia proposta neste projeto pode ser efetiva e atinge o objetivo proposto.

POI