DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA DISSONÂNCIA COGNITIVA DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS

Autor(es): 

Mathias Perobelli Schmidt - Orientador: Prof. Luis Henrique Pereira

Ano: 

2011

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho tem como ponto de início a identificação de um gap nos estudos sobre compras e terceirizações em empresas. Foi identificada uma falha no que tange estudos sobre a adequação de serviços contratados pelo setor de compras para usuários de outros setores. Sendo assim, buscou-se desenvolver um instrumento capaz de mensurar esta dissonância cognitiva resultando da cisão entre comprador e usuário de serviços. [METODOLOGIA] A pesquisa se baseou em estudos bibliográficos para desenvolver e alcançar os objetivos propostos inicialmente. Para tanto, foram consultados diversos trabalhos anteriores abrangendo diferentes áreas do conhecimento de humanas para construir uma visão global dos fatores envolvidos e relevantes para o desenvolvimento da escala para a mensuração da dissonância cognitiva de usuários de serviços. O passo seguinte foi o cruzamento de dados destas diversas áreas para enfim desenvolver a escala. Esta foi enviada a um usuário de serviços como projeto piloto e respondida. [RESULTADOS] Verificou-se por meio da escala enviada ao usuário uma falha na adequação do serviço tratado em questão. Por meio dos resultados obtidos pela escala, foi possível identificar uma carência dos serviços prestados ao usuário em relação às suas expectativas e necessidades iniciais. [CONCLUSÃO] A evolução do processo de compras em empresas e outras organizações, apesar de otimizar lucros, não se mostrou beneficente em relação à cisão entre comprador e consumidor. Este cisão dá espaço à ocorrência de dissonância cognitiva nos usuários dos serviços adquiridos na medida em que as expectativas iniciais diferem dos benefícios recebidos. A escala para mensuração da dissonância possibilita a empresa verificar até que ponto ocorre a dissonância em seus usuários e, por meio de um histórico, calcular os custos relacionados à dissonância e medidas eficazes para sua minimização.

Departamento: 

MCD

Anexos: