DECOMPONDO ABSORÇÃO COGNITIVA NO CONTEXTO DE SISTEMAS MISTOS INTERATIVOS

Eloá Lucchesi Ribeiro - Orientador: Otávio Sanchez

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O principal foco da presente pesquisa é a busca pelo entendimento do comportamento resultante da interação de jovens universitários ao usar à Internet para fins mistos, ou seja, fins utilitários (meramente funcionais) e também hedônicos (que se relacionam com lazer). O projeto dessa pesquisa tem como base a proposta de pesquisa do professor Otávio Sanchez e busca utilizar a tese de doutorado do Fernando Tomaselli, conforme apresentada no relatório parcial, como forma de metodologia e análise das amostras. [METODOLOGIA] Para obter os dados necessários para a análise, foi realizada uma pesquisa de campo na qual 243 respostas foram coletadas no ambiente universitário. A metodologia aplicada na análise de dados é a mesma utilizada na pesquisa original de Argawal e Karahanna, portanto, para estabelecer a validação da Absorção Cognitiva foi utilizado o software “PLS”, o qual consiste em um modelo latente de equação estrutural que utiliza a técnica de base de componentes cuja abordagem é “estimar”. Portanto, a estratégia de análise envolve dois estágios uma vez que não é possível medir a Absorção Cognitiva sem considerar fatores secundários. [RESULTADOS] Um dos principais resultados – que mais chamou atenção- a partir das 243 respostas das análises que foram feitas, foi a variável de “controle” que não obteve resultados significativos tanto na pesquisa original como na pesquisa desse projeto, o que revela que não houve mudanças no comportamento dos usuários ao utilizar internet e as possíveis causas são melhores explicadas no relatório final. [CONCLUSÃO] A conclusão relevante da pesquisa é que o usuário de internet parece ter uma experiência com a Absorção Cognitiva quando acessa tecnologias visualmente ricas e que chamam atenção, como “Enjoyment” e “Curiosity”, além dessas variáveis, “Perceived Usefulness” e “Perceived Ease of Use” também se mostraram significantes em relação à Absorção Cognitiva, o que explica o interesse dos usuários em utilizar a internet, sejam de fácil manuseio. Por fim, “TempDist” e “Imersão” são duas variáveis significantes quanto à explicação da Absorção Cognitiva, logo, os usuários têm a consciência da interação com a tecnologia, e como essa interação é focada e causa um distanciamento do momento atual ao redor do usuário. Portanto, é possível concluir que o modelo aplicado por Agarwal & Karahann na pesquisa original em 2000, pode ser utilizado como ferramenta para decompor a Absorção Cognitiva e suas cinco dimensões na atualidade.

IMQ