CULTURA ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO EMPRESARIAL: COMO A CULTURA ORGANIZACIONAL AFETOU O DESEMPENHO DA SANTA HELENA ASSISTÊNCIA MÉDICA S/A

Autor(es): 

Ralpho de Lara Aires Faria Braga - Orientador: Prof. Rafael Alcadipani da Silveira

Ano: 

2013

Instituição: 

FGV-EAESP

 [INTRODUÇÃO] Num estudo exploratório realizado com dados de empresas do Grande ABC, Loebel et al (2008) identificaram que a acumulação de riquezas das firmas estudadas ao longo dos anos encontra-se relacionada de forma positiva e significativa aos seus desempenhos futuros. Ou seja, o estudo permite entender que os resultados acumulados ao longo do percurso empresarial influíram no desempenho futuro dessas empresas. Dentre tais empresas, a Santa Helena Assistência Médica S/A (SHAM) apareceu com um desempenho superior (Loebel & Fortunato, 2012). Dentre os fatores que podem estar atrelados a esse sucesso, pode ser a cultura organizacional. A cultura organizacional pode ser compreendida como modelo dos pressupostos básicos, que determinado grupo possui ou desenvolve, está inserido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de integração interna e adaptação externa das companhias (Schein, 1984). Dessa forma, o estudo busca analisar a relação da cultura organizacional com o desempenho da SHAM. [METODOLOGIA] O método empregado no trabalho diz respeito a uma pesquisa de campo (Marconi & Lakatos, 2010) de abordagem qualitativa (Creswell, 2010) com o objetivo de possibilitar o levantamento de dados com fundadores, gestores e funcionários da Santa Helena Assistência Médica S/A. Dessa forma, a triangulação dos dados ocorre a partir do uso da entrevista semipadronizada (Flick, 2009), da observação não participante, busca-se a abstenção de interferência no campo a fim de evitar influências (Angrosino; Flick, 2009), e de documentos, que podem ser entendidos como artefatos padronizados na medida em que ocorrem tipicamente determinados formatos, como notas, contratos, diários, pareceres, etc (Flick, 2009). A análise de dados pode ser realizada a partir da categorização de elementos de cultura organizacional, de acordo com Freitas (2007). [RESULTADOS] De acordo com as entrevistas realizadas para este estudo, identificou-se pela categorização dos elementos de cultura organizacional (Freitas, 2007), que a Santa Helena Assistência Médica S/A possui principalmente dentre seus valores atender a população da região do ABC com agilidade, resolutividade, e com a valorização da vida e da saúde dos seus pacientes, os quais atribuem à empresa certo tradicionalismo e o chamado “bairrismo” da região do ABC. Quanto às crenças e pressupostos, a noção de que todos devem trabalhar em grupo para aumentar os resultados da operadora apareceu como a mais difundida entre os diversos funcionários da companhia. Em ritos, rituais e cerimônias, os eventos corporativos, tal como o dia das enfermeiras e dos médicos, apareceu como um dos principais que evidenciam a cultura organizacional da SHAM, através de palestras informativas que reforçam a preocupação da empresa em se manter atualizada e presente na área de saúde. Como sagas e heróis, surgiu a discrepância de opiniões, com o confronto da cultura oficial da empresa com subculturas emergentes, como a de mercado, que confrontam a ideia de heróis aos fundadores da empresa com o momento atual de crescimento, visto que necessitam de maior liberdade para tomada de decisão. Dentre as estórias, a meritocracia do trabalho e da valorização da “prata da casa” aparecem como um discurso presente entre a maioria dos funcionários, mesmo que de forma informal e não orientada diretamente pelos gestores. Dentre os tabus, problemas quanto às multas de agentes reguladores. Enquanto que para as normas, as acreditações e certificados de qualidade hospitalar tal como a ONA, norteiam as atividades do dia a dia junto com os indicadores nas áreas de saúde. [CONCLUSÃO] A cultura organizacional da SHAM indica, pela análise deste estudo, ter contribuído com demais variáveis para o desempenho da empresa que atingiu nos últimos anos como indicado no estudo de Loebel et al (2008). Os valores da empresa em atender à população do ABC com alta tecnologia, qualidade e atenção ao cliente, a preocupação com a valorização do crescimento de seus funcionários, da “prata da casa”, com um trabalho assíduo para o controle de indicadores e atenção às normas dos agentes reguladores indica ter contribuído para o desempenho da empresa. A cultura organizacional da empresa guarda resquícios de uma empresa pequena com liberdade de expressão entre funcionários de diversas áreas e nível hierárquico, mas há também uma subcultura emergente de mercado.

Departamento: 

ADM

Anexos: