CRISE MACROECONÔMICAS E POSTURA DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL

Autor(es): 

Egberto Prado Lopes Bastos - Orientador: Prof. Francisco Humberto Vignoli

Ano: 

2000

[INTRODUÇÃO] Como a Globalização foi o "novo" cenário competitivo ao qual as empresas precisaram adequar-se, novas estratégias foram adequadas para permitir que a competição seja efetuada o mais eficientemente possível. Pretende-se mostrar que a Globalização trouxe uma nova estrutura produtiva tanto para os países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento. Essa nova estrutura, que difere em grande medida da anterior obrigou as empresas a adotarem novas estratégias para a competição. Serão expostas as mudanças decorrentes da Globalização e quais são as novas estratégias adotadas pelas empresas. O relatório está estruturado da seguinte maneira: começa-se a exposição do tema demonstrando qual era a estrutura produtiva existente antes do fenômeno da Globalização - o fordismo. Após essa explicação faz-se uma breve explicação teórica a respeito da Globalização, que serve de introdução para expor a nova estrutura produtiva, que é o pano de fundo que determina a atual postura estratégica das empresas. Como exemplo das conseqüências da globalização são expostas as quatro últimas crises macroeconômicas: México, Ásia, Rússia e Brasil [METODOLOGIA] A metodologia utilizada foi consulta a fontes bibliográficas, como livros, artigos e pesquisas nas áreas de Economia e Estratégia Empresarial. Buscou-se consultar fontes diversas, autores brasileiros e estrangeiros para que a visão a respeito do tema pudesse ser o mais profunda possível. Com a utilização de artigos buscou-se uma visão mais prática dos acontecimentos. [RESULTADOS] A proposta do trabalho de pesquisa era provar que as empresas com a Globalização e a nova estrutura produtiva tiveram que se adaptar. O resultado foi que a estrutura produtiva realmente sofreu grandes alterações, principalmente o grande fluxo de capitais (que traz um grande dinamismo à economia), a nova divisão internacional do trabalho (que muda muito a relação entre os países centrais e os países periféricos). Dada a grande volatilidade desse novo ambiente as empresas são obrigadas adotar estratégias que permitam um grande dinamismo e uma grande flexibilidade, em busca de maiores vantagens competitivas. [CONCLUSÃO] A Globalização é a nova forma do capitalismo no mundo, trazendo uma nova estrutura produtiva para os países, sejam eles países centrais ou países periféricos. Essa nova estrutura obriga as empresas a formularem novas estratégias para competirem já que as utilizadas durante a antiga estrutura produtiva, o fordismo, não são mais adequada para a competição e sucesso empresarial no novo mundo.

Departamento: 

PAE

Anexos: