CRIAÇÃO DE VALOR EM PRIVATIZAÇÕES: O SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Pedro Otavio Barrios Mendes - Orientador: Prof. Helio de Paula Leite

2000

[INTRODUÇÃO] De 1995 a 1998, a maior parte das empresas distribuidoras de Energia Elétrica foi privatizada. A escolha por trabalhar sobre o setor elétrico (distribuição) deveu-se ao grande número de empresas a serem estudadas, o que possibilita um melhor entendimento do processo de privatização. Como conseqüência natural esperava-se que os serviços oferecidos por estas empresas melhorassem e que devido ao aumento de eficiência trazido pela iniciativa privada tenha servido como fator para aumentassem o valor desta empresas. As modernas teorias de criação de valor atribuem ao management a responsabilidade pelo desenvolvimento da empresa. Sendo a hipótese desta pesquisa averiguar se isto ocorreu ou não no setor em questão, pela mudança da administração pública pela privada. Neste caso, este aumento de valor poderia ser percebido de várias maneiras pelo mercado, pelos novos controladores e pelos shareholders. Mesmo assim, tais mudanças não se fariam sentir imediatamente, e mesmo com a atualidade destas operações, espera-se que no curto prazo alguns efeitos já possam ser sentidos. O objetivo desta pesquisa foi o avaliar os resultados das privatizações das companhias de distribuição de eletricidade no país. Desta forma, verificou-se quais foram os ganhos para estas empresas e seus acionistas e controladores. [METODOLOGIA] A condução deste trabalho se fez através dos seguintes passos: levantamento Bibliográfico e de fontes; identificação da Amostra da pesquisa, pela verificação das datas dos leilões, e pelas cotações de ações em bolsa; elaboração de critérios qualitativos para a análise, tais como classes de ações e índices financeiros que permitam medir a valor das empresas; elaboração e escolha dos parâmetros quantitativos e específicos de avaliação das empresas; aplicação dos parâmetros à amostra escolhida; tabulação dos resultados e elaboração das conclusões e redação final da pesquisa. [RESULTADOS] A partir do desenvolvimento da metodologia proposta foram escolhidos diversos parâmetros para a avaliação da hipótese deste trabalho. Dentre eles os mais relevantes foram: a comparação da valorização em bolsa das ações das empresas do setor com a valorização do Índice Bovespa no mesmo período, a observação evolução da relação entre valor de mercado e patrimonial e o CFROI (Retorno do fluxo de caixa sobre o investimento bruto da empresa). Estes parâmetros foram os mais relevantes por considerar tanto os demonstrativos financeiros da empresa, quanto a sua avaliação pelo mercado, assim como a relação entre eles. Os resultados destes parâmetros apontaram em diferentes direções, tanto diferentes parâmetros da mesma empresa como um mesmo parâmetro em diferentes empresas. [CONCLUSÃO] Acredita-se que a grande variação dos resultados dificulta a verificação clara da hipótese proposta para todo o universo de empresas. Para tanto, sugere-se que outras formas de avaliação sejam utilizadas, como o método de Fluxo de Caixa Descontado. Nesta pesquisa, esta metodologia não foi adotada porque os dados necessários para a sua elaboração não de domínio público. Individualmente o grupo administrador de cada empresa deve (se já não o faz) utilizar esta metodologia para auferir qual foi o impacto da sua administração na empresa e para aumentar o seu valor, através de técnicas de gestão como o Value Based Management.

CFC