COOPERAÇÃO ENTRE ENTES NO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: OS IMPASSES DO REGIME DE COLABORAÇÃO

Beatriz Bohmer Oliani - Orientador: Fernando Luiz Abrucio

2020

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho buscou explorar como os desenhos institucionais adotados pelos estados do Ceará e de São Paulo contribuem para diferentes resultados na colaboração com seus municípios pela implementação de um sistema de educação. O trabalho, dessa forma, concentra-se mais na análise das escolhas institucionais dos programas do que em seus resultados. [METODOLOGIA] A pesquisa fundamentou-se na exploração bibliográfica dos temas e realizou uma comparação entre os casos dos dois estados. A base teórica do trabalho deriva de uma análise histórico-institucional guiada pelo conceito institucionalista de path dependency. [CONCLUSÃO] As conclusões apontam para o contexto histórico pré-redemocratização como flindante na escolha (ou não escolha) pelo regime de colaboração, que, por sua vez, constrói-se como fundamental base de diferenças nas escolhas institucionais dos dois estados.

GEP