CONSUMO E ESTILOS DE VIDA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

Autor(es): 

Maria Paula V Achoa - Orientadora: Profª Gisela Black Taschner

Ano: 

1995

[INTRODUÇÃO] O objetivo mais amplo do projeto consiste basicamente no conhecimento do modo pelo qual se vem formando uma cultura - ou culturas - do consumidor. Mais especificamente explora organização do dia-a-dia de famílias a partir do séc. XVII, aborda situações práticas e sociais em que o consumo esta envolvido. O consumo é analisado em suas conexões com a cultura, estilos de vida e valores, não simplesmente com a renda das pessoas. Enfoca-se nessa análise as sociedades inglesa, francesa e norte-americana. [METODOLOGIA] O trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica voltada para a evolução do consumo em países do Primeiro Mundo a partir do século XVII. [RESULTADOS] Com base na bibliografia levantada na biblioteca da EAESP-FGV, FEA-USP e FFLCH-USP constatou-se que os costumes e valores de época e de cada grupo social influenciam a compra e os estilos de produtos consumidos. Separando a análise por grupo social, verifica-se uma grande diferenciação no consumo. Constata-se também que houve início da utilização de novos produtos no século XVII e XVIII pelas classes mais altas, como por exemplo cortinas, porcelanas, objetos de decoração e utensílios de cozinha, sendo que alguns outros se disseminaram para classes mais baixas, tais como cerâmica, travessas e pratos de estanho e óculos. [CONCLUSÃO] Conhecimento do modo pelo qual se vem formando uma cultura do consumidor, realizando um apanhado geral a partir do séc. XVII e uma análise comparativa com os tempos atuais. Palavras-chave: I) cultura e consumo 2) sociologia do consumo 3) história do consumo

Departamento: 

FSJ

Anexos: