BANCOS DE ATACADO NA INTERNET

Autor(es): 

Bruno Cesar de Andrade Ribeiro - Orientador: Prof. Eduardo Diniz

Ano: 

2003

[INTRODUÇÃO] Os bancos de varejo, que focam em transações, estão cada vez mais voltados para a Internet, seja para facilitar as transações, seja para relacionamento com o cliente. Os de atacado, que apostam na comunicação pessoal com o cliente, pouco investem na rede. Os bancos se comportam de modo tão diferente para oferecer serviços de varejo e de atacado na internet? [METODOLOGIA] (1) Estudo teórico conceituando e delimitando o universo dos serviços bancários de atacado, suas oportunidades e desafios frente à adoção de tecnologias de virtualização dos serviços. (2) Estudo dos bancos que oferecem serviços de Internet Banking; A análise da oferta de serviços bancários pela Web é composta de um levantamento em Web sites de bancos no Brasil, num universo composta de 143 bancos. Após o levantamento dos websites e internet banking de cada instituição, os bancos foram divididos segundo os seguintes critérios: (1) Porte: O critério porte foi definido a partir do volume de ativos do banco e quanto este representa em relação ao total de ativos do sistema bancário brasileiro. Foram definidas as categorias Grande, Médio e Pequeno. (2) Controle do Capital: Privado Nacional, Público ou Estrangeiro. (3) Perfil Agregado: Bancos de atacado ou Bancos de Varejo. (4) Perfil: Atacado e Negócios, Middle Market , Desenvolvimento, Varejo, Público ou Financiamento ao Consumo. [RESULTADOS] Quase a totalidade (97%) dos bancos de varejo possuem site, enquanto que para os bancos de atacado são 88%. Serviços de Internet banking são oferecidos em 61% dos bancos de varejo e apenas 48% dos bancos de atacado. Entre os bancos de varejo, existem grandes disparidades em relação aos bancos de financiamento, que pouco investem no canal de internet se comparados aos demais varejistas. As instituições de Atacado, que têm a sua atenção voltada ao relacionamento, acreditam que só é útil para aqueles que querem atuar com foco em transações. Mas para os bancos que já usam a internet como canal de transação, principalmente os de varejo, cresce a visão de que o canal virtual é estratégico para melhorar o relacionamento com os clientes. As disparidades são maiores quando se consideram outros critérios de classificação. O porte do banco é aspecto determinante, pois existem grandes disparidades entre os de pequeno, médio e grande porte. Em relação ao controle de capital, os bancos Públicos se encontram bem a frente dos privados (nacionais ou estrangeiros). Entre os bancos de atacado de médio e grande porte, apenas 55% oferecem serviços de internet banking. [CONCLUSÃO] A utilização dos serviços bancários por internet é crescente, fato explicado pelo desenvolvimento de tecnologia e mudança de comportamento da sociedade frente à adoção da mesma. Entre os bancos, os que mais investem em internet são os de varejo, tradicionalmente focados em transações. Porém cresce a importância da web como canal de relacionamento, principalmente através da oferta de serviços customizados. Os bancos de atacado, que por definição seriam focados em relacionamento, ainda não consolidaram seus serviços de internet banking. Entre eles, principalmente os grande e médio porte a pressão por serviços de ibank aumenta a medida que os bancos múltiplos passam a investir suas fichas no relacionamento por meio da internet.

Departamento: 

IMQ

Anexos: