ASPECTOS QUE AS STARTUPS POSSUEM EM COMUM NOS SEUS MODELOS DE NEGÓCIOS PARA ATRAÍREM INVESTIMENTOS DE CAPITAL DE RISCO

Lucas Dantas da Silva - Orientadora: Cyntia Vilasboas Calixto Casnici

2020

[INTRODUÇÃO] Objetiva-se, por meio deste trabalho, observar algumas das possíveis determinantes para a tomada de decisão de investimentos em startups da América Latina pelos capitalistas de risco. Para tanto, analisou-se um banco de dados com setenta startups da América Latina, com intuito de mensurar qual o impacto das seguintes variáveis: (i) investidores anteriores; (ii) do time de executivos; e (iii) dos conselheiros no aporte de investimento monetário do investidor de capital de risco. Metodologicamente, utilizou-se o software R Studio, por meio do pacote R Commander, para realizar a regressão linear. Identificou-se que as variáveis explicativas são relevantes ao nível de significância de cinco por cento. Portanto, entende-se que o presente trabalho contribuirá para o entendimento de como estas variáveis auxiliam o entendimento da capacidade de levamento de capital de risco de uma startup da América Latina, colaborando para empreendedores e investidores de capital de risco na identificação de startups potenciais. [METODOLOGIA] Para realização da presente pesquisa, levantaram-se dados quantitativos das startups da América Latina que são investidas pelos fundos de capital de risco ranqueado pela CB Insights, em 2019. Dessa maneira, a base analisada possui, ao todo, o número de setenta empresas. Este número foi estabelecido a partir da premissa de que será realizada uma regressão linear e, para tanto, é necessário, segundo (Roscoe, 1975), a utilização da regra prática, de que na pesquisa multivariada, o tamanho da amostra deve ser dez vezes ou mais tão grande quanto o número de variáveis no estudo. Portanto, estabeleceu-se um valor acima de levantamento de dados para garantir que a amostra não seja enviesada. O levantamento das variáveis explicativas: (i) Number of Lead Investors; (ii) Number of Current Team e (iii) Members Number of Board Members / Advisors utilizadas no modelo foi realizado pela base da Crunchbase, portanto, uma pesquisa secundária. Logo, a obtenção de dados foi manual e realizada por meio de pesquisa para cada startup da base de dados. [RESULTADOS] Identificou-se, com 5% de significância, que as hipóteses foram validadas, pela Regressão Linear Generalizada (GLM), com o modelo Gamma e a família identity. A Hipótese 0 “O número de investidores líderes impacta positivamente o valor aportado pelos VC’s” foi suportada com um P-Valor de aproximadamente 0,006697, enquanto a Hipótese 1 foi rejeitada “O número de conselheiros na startup impacta positivamente o valor aportado pelos VC’s”, ao nível de 0,0000209 no P-Valor e por fim, a Hipótese 2 “O número de membros na startup impacta positivamente o valor aportado pelos VC’s”, com P-Valor de 0,0000209. Portanto, em vista ao modelo GLM, as hipóteses de que o time, os investidores anteriores e os conselheiros são influenciadores na decisão de valor monetário investido em uma startup por capitalista de risco foram suportadas com o número de setenta observações. [CONCLUSÃO] O presente trabalho avaliou algumas das variáveis determinantes para o nível de investimento monetário para uma startup. Por meio dos estudos literários e do modelo desenvolvido em Regressão Linear Generalizada (GLM), entende-se que as variáveis relevantes ao modelo de regressão são: (i) Number of Lead Investors; (ii) Number of Current Team e (iii) Members Number of Board Members / Advisors.

ADM