APROVEITAMENTO DO LEGADO DE MEGA-EVENTOS ESPORTIVOS SOB A ÓTICA DO INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL EM INFRAESTRUTURA: LIÇÕES DAS ÚLTIMAS COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL I

Autor(es): 

Oscar Mediondo Cesar Leite - Orientador: Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Ano: 

2012

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O trabalho neste documento apresentado tem por objetivo tirar conclusões e fazer inferências sobre a viabilidade de serem substituídos os tradicionais estádios de futebol brasileiros pelas modernas arenas multiuso, apresentando suas vantagens, bem como o potencial de geração de bem estar para a sociedade como um todo, e desvantagens, destacando riscos e fatores críticos para que o projeto torne-se rentável ao longo do tempo. Para tal, serão analisados casos de sucesso e de fracasso, enriquecendo a pesquisa e propiciando uma melhor definição dos fatores críticos de viabilidade para esse megaprojeto. [METODOLOGIA] Este trabalho consiste em um estudo exploratório, que procurará analisar a experiências de algumas cidades-sede das últimas copas do mundo de futebol, destacando o legado que esses eventos trouxeram, especificamente nas arenas esportivas, considerando os investimentos realizados para melhorar o dia a dia das cidades em que elas estão instaladas e de seus habitantes. [RESULTADOS] A partir da análise do estudo apresentado, conclui-se que é possível obter sucesso com a construção e o legado de uma arena multiuso, apesar de ser um empreendimento de altíssimos custos e riscos. Assim sendo, podem ser apontados fatores cruciais de sucesso para definir um padrão de arena multiuso com potencial máximo de tornar-se rentável ao longo do tempo. [CONCLUSÃO] Desta forma, identificamos tais fatores como: a necessidade da arena estar diretamente vinculada a um clube de futebol de primeira linha; a importância de o empreendimento estar localizado em uma metrópole regional; integrar uma estrutura que esteja apta a receber eventos de forma primorosa, sendo flexível o bastante para receber eventos totalmente diferentes em um curto espaço de tempo; ser gerida por uma empresa dotada de vasta experiência internacional no ramo; gerar benefícios no âmbito social para a comunidade ao seu entorno; explorar o máximo de fontes de receitas possíveis, principalmente aquelas referentes a publicidade; entre outros fatores detalhados ao longo da pesquisa.

Departamento: 

POI