ANÁLISE DO PROJETO BARRACÕES CULTURAIS DA CIDADANIA: POLÍTICA COMPENSATÓRIA OU AGENTE DE MUDANÇA DA ESTRUTURA SOCIAL

Autor(es): 

Larissa Popovici Berbare - Orientador: Prof. Ricardo Rocha Brito Bresler

Ano: 

2003

[INTRODUÇÃO] Apesar da Cultura estar praticamente em planos secundários entre as políticas públicas e as ações educativas brasileiras, a experiência dos Barracões Culturais da Cidadania (BCC) é um exemplo concreto de política pública de cultura que, por meio de atividades arte-educadoras, cria condições propícias para um desenvolvimento socioeconômico nos moldes do desenvolvimento como liberdade, proposto por Sen (1993). Através de depoimentos dos participantes, pôde-se diagnosticar a razão pela qual esta iniciativa perdura ao longo de seis anos, legitimado pelas comunidades de Itapecerica da Serra (SP). O objetivo deste trabalho reside, portanto, na análise de uma experiência de política pública de cultura de âmbito local, de forma a incentivar a multiplicação de iniciativas semelhantes e ampliar a discussão sobre a arte-educação no Brasil. [METODOLOGIA] O trabalho estrutura-se em três grandes eixos: Vínculos Intra e Interorganizacionais, descrevendo como se estabeleceram e como são gerenciados os vínculos do Projeto BCC; Políticas Públicas de Cultura, contextualizando a Cultura na agenda governamental e refletindo sobre como estas contribuem para o desenvolvimento da cidadania; E, por último, Pobreza, Exclusão e Políticas Sociais, verificando se os BCC estão mais próximos de uma política compensatória ou de uma política pública que funciona como um agente de mudança na estrutura social. Esta pesquisa é de cunho exploratório e tem interesse em dimensionar a teia de relações sociais e culturais que foram criadas. Para isso, foram feitas entrevistas com integrantes da Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra, com os monitores das oficinas, com os principais atores sociais envolvidos e foram coletados depoimentos dos participantes ao longo de algumas oficinas. [RESULTADOS] Chegar a etapa final do 5° ciclo de premiações do Programa Gestão Pública e Cidadania, em 2000, demonstra o caráter inovador e efetivo pelo qual o Projeto se propôs. Os resultados relatados ao longo do trabalho (a diminuição da violência entre jovens, o reconhecimento da importância do estudo, o aumento da participação em canais democráticos como o Orçamento Participativo, o aumento do tempo de leitura e o maior equilíbrio entre as relações sociais de gênero), indicam que houve transformações de impacto nas comunidades do município, o que contribui para que, a longo prazo, resulte no combate da pobreza e da exclusão social. [CONCLUSÃO] Ressalta-se que essas políticas, isoladamente, não dão conta e não substituem políticas de impacto direto sobre a modificação da estrutura social, como políticas educacionais e de capacitação profissional. De qualquer forma, há muito ainda para se discutir e transpor o campo das idéias na agenda governamental. Os vínculos estabelecidos conseguiram alavancar os resultados que seriam pouco prováveis de serem obtidos no tempo equivalente, devido aos escassos recursos reservados para a área de Cultura no Brasil. Dessa forma, o Estado, juntamente com os atores sociais, deve buscar as ações públicas de forma integrada às outras áreas críticas, como a Educação e a Saúde, de modo a bloquear os caminhos da exclusão social e proporcionar meios efetivos de combate à pobreza, propiciando o desenvolvimento como capacidade de optar entre oportunidades.

Departamento: 

ADM

Anexos: