ANÁLISE DO ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS SOCIAIS NO BRASIL

Autor(es): 

Flávia Carvalho Pereira - Orientador: Prof. Edgar Elie Roger Barki

Ano: 

2017

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O objetivo da pesquisa aqui proposta é mapear os agentes que compõem o ecossistema de negócios de impacto social no Brasil. Como objetivos secundários busca-se avaliar o ecossistema de negócios de impacto social no Brasil, em que etapa evolutiva ele se encontra, suas características e diagnóstico atual e quais são seus principais agentes, como eles se relacionam a fim de fortalecer o domínio do ecossistema mediante o enfrentamento de desafios e entraves que possam ocorrer e que dificultem sua manutenção e expansão natural no cenário econômico. [METODOLOGIA] A metodologia adotada para nortear o desenvolvimento deste estudo é a qualitativa exploratória. A pesquisa qualitativa exploratória sustenta-se em uma metodologia de pesquisa exploratória e não-estruturada e baseada em pequenas amostras que devem proporcionar maior compreensão e percepção do contexto do problema. Foi feito levantamento bibliográfico já existente e análise de dados secundários, realizada a partir de diversos relatório e documentos recentes sobre o tema Como estudo de caso foram analisadas informações sobre oito empresas que compõem o portfólio de investimentos da Vox Capital, primeiro fundo de investimentos de impacto no Brasil. A análise junto às empresas buscou entender o perfil de atuação da organização a fim de melhor compreender o seu papel no ecossistema, e o próprio ecossistema em sua dimensão prática que se complementa à visão obtida com a revisão de literatura já existente acerca do tema de negócios de impacto social. [RESULTADOS] Os resultados obtidos possibilitaram a identificação dos agentes que compõem ecossistema de impacto social no Brasil, subdivididos em agentes primários e secundários de acordo com a sua influência e importância de atuação nos negócios de impacto social. O estudo dos fatores e da demanda por meio do Diamante de Porter demonstrou que a demanda exerce um incentivo ao fomento de negócios de impacto social que surgem a fim de suprir demandas em setores como saúde e educação e desse modo se mantém sustentáveis no cenário econômico brasileiro. [CONCLUSÃO] As análises de informações e dados secundários recentes sobre o tema possibilitaram concluir que o Ecossistema de Negócios de Impacto Social no Brasil se encontra na fase de Pioneirismo, com negócios caracterizados pela forte presença do agente pioneiro (empreendedor), composto por empresas em grande parte sendo classificadas como de pequeno e médio porte, com número reduzido de colaboradores, apresentam ainda baixo faturamento anual e a maioria dos negócios possuem iniciativas de captação de recursos que possibilitem a manutenção das empresas e a expansão do Ecossistema de Negócios de Impacto Social no Brasil.

 

Departamento: 

MCD

Anexos: