Um Modelo para Avaliar a Gestão de TI

Autor(es): 

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Ano: 

2012

Artigo em Foco: Dimensões do Uso de Tecnologia da Informação: Um Instrumento de Diagnóstico e Análise
 
Na busca pela competitividade, empresas de inúmeros setores intensificam o uso da tecnologia da informação (TI). No entanto, muitas vezes, as oportunidades e benefícios esperados não são alcançados, por conta da gestão inadequada da TI.
 
O artigo “Dimensões do uso de tecnologia da informação: um instrumento de diagnóstico e análise”, de Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin, tem como objetivo apresentar o “modelo simplificado das dimensões do uso de tecnologia da informação em benefício dos negócios”. O modelo estabelece cinco dimensões do uso de TI: utilização em si, benefícios oferecidos, contribuição para o desempenho empresarial, governança e administração de TI, e o papel dos executivos.
 
Os autores realizaram um estudo de caso em uma empresa líder de seu setor, com investimento significativo em TI e que passou a utilizar esse instrumento para a avaliação e o acompanhamento do uso dessa tecnologia. A empresa atua no comércio e alcança um faturamento anual de cerca de R$ 1 bilhão. Com cinco unidades de negócios, a companhia investe aproximadamente 2,5% de sua receita líquida em TI.
 
O estudo do caso analisou dois projetos prioritários de uso de TI: o “projeto de cadeias de suprimentos”, que consistiu na adoção de um novo sistema para aprimorar a qualidade das informações para toda a cadeia de suprimentos, permitindo uma gestão integrada de todos os fornecedores; e (b) o “projeto de sistema de informações para novo produto”, cujos objetivos eram o desenvolvimento e a adoção de um sistema de informações para uma categoria específica de produtos da empresa.
 
Os autores argumentam que o modelo é adequado para avaliar e obter subsídios para uma administração bem-sucedida de TI, pois permite entender o seu uso na empresa, identificando as situações particulares de cada investimento. A partir do uso do modelo, a coerência entre o uso de TI e os benefícios oferecidos torna-se explícita e pode ser analisada e questionada.
 
Segundo os autores, os indicadores de desempenho empresarial devem estar em linha com os benefícios oferecidos. Os modelos de governança e administração de TI são as bases para a coerência entre as dimensões de uso de TI, que facilita a análise dos gastos e investimentos nessa área, contribuindo para a qualidade do processo de decisão.
 
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