Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Gestão de recursos do EaD: Como adequar as tecnologias aos perfis de assimilação
Alunos têm dificuldade em aprender com recursos interativos e colaborativos; os analíticos preferem leituras e os mais abertos à experimentação gostam de videoaulas.
Objetivo: Analisar quais recursos no ensino a distância surtem mais efeito, considerando tipos diferentes de alunos.
Raio X da pesquisa
• Elaboração de questionário enviado a alunos que usam tecnologia de ensino a distância (EaD) de administração, ciências contábeis e pedagogia, com 135 respostas válidas.
• Análise estatística dos dados.
Resultados
• Alunos de EaD podem ser classificados em dois perfis de assimilação: assimilação analítica (uso de lógica e compara- ções); e assimilação relacional (aprendizagem por afeto e experimentação).
• Indivíduos com a característica de assimilação analítica identificam a modalidade textual (leituras de guias de estudo, textos, apostilas e livros) como a mais efetiva para seu aprendizado, enquanto aqueles do grupo de assimilação relacional identificam-se com as modalidades audiovisual (videoaulas, filmes, Youtube, rádio, celular).
• Nenhum dos grupos considera fácil e proveitoso, em termos de aprendizado, o uso das tecnologias colaborativas (fórum, blog, Twitter , Wiki) e interativas (chats, Facebook, MSN, Skype) .
O que há de novo
• Contrariamente ao que se recomenda, os gestores de cursos EaD devem dar especial destaque à preferência pela tecnologia textual, principalmente se o perfil predominante de alunos for o de assimilação analítica.
• Quando a faixa etária for superior a 25 anos, o uso de novos recursos tecnológicos interativos deve ser dosado ainda mais.
Entre em contato com o professor Otavio Prospero Sanchez
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Otavio Prospero Sanchez