O que Define o Prazo das Dívidas das Empresas Latino-americanas

Henrique Castro Martins e Paulo Renato Soares Terra

2015

Pesquisa em foco: Maturidade do endividamento, desenvolvimento financeiro e instituições legais: Análise multinível em empresas latino-americanas

Empresas menores e mais líquidas têm dívidas mais curtas, e políticas do país que promovam estabilidade econômica e desenvolvimento do setor financeiro ajudam a alongar o endividamento das companhias.

Objetivo: Investigar a influência de diferentes grupos de fatores (específicos da empresa, específicos do setor de atividade e específicos do país) sobre a maturidade do endividamento das empresas na América Latina.

Raio X da pesquisa

• Pesquisa quantitativa com 1.820 empresas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, com dados entre 1996 e 2009.

• Análise estatística verificando efeito no prazo de endividamento de fatores específicos das empresas, do setor e de cada país.

Resultados

• Os principais fatores que influenciaram a maturidade do endividamento foram os específicos às empresas.

• Em relação a fatores isolados, tamanho da empresa, liquidez da empresa, taxa real de juros e desenvolvimento sobressaem como principais determinantes da maturidade das dívidas.

• Empresas menores têm dívidas de prazos mais curtos – pois os credores têm menos acesso a suas informações. Empresas com maior liquidez mantêm uma maior proporção de dívida de curto prazo – o que pode acontecer porque os gestores querem ter mais autonomia para rolar a dívida ou porque os credores exigem receber antes quando há maiores fluxos de caixa livres.

• Quando as taxas de juros da economia são altas, as dívidas são mais curtas, pois as empresas procuram evitar custos elevados da dívida durante a emissão. Outros fatores do país são o desenvolvimento financeiro e qualidade das instituições, que diminuem a desconfiança em relação às empresas e possibilitam que estas acessem recursos de longo prazo.

O que há de novo

• Em relação a fatores internos às empresas, cabe a cada uma adequar a maturidade de sua dívida ao seu porte e à sua liquidez. Nas questões setoriais, a gestão está normalmente fora do controle das companhias. • Um ambiente institucional de maior qualidade, um setor financeiro mais desenvolvido e maior estabilidade macroeconômica são elementos relevantes para a determinação da maturidade do endividamento das empresas.

Entre em contato com o professor Paulo Renato Soares Terra

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Paulo Renato Soares Terra