O peso da origem na estratégia das multinacionais de países emergentes

Autor(es): 

Afonso Fleury, Yongjiang Shi, Silas Ferreira Jr., Jose Henrique Cordeiro e Maria Tereza Fleury

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: Developing an analytical framework for the study of emerging country multinationals’ operations management

Gestores precisam levar em consideração traços específicos do país em que está sediada a matriz da empresa ao pensar nos caminhos à internacionalização.

Objetivo: Compreender a estratégia de operações internacionais de empresas multinacionais de países emergentes.

Raio X da pesquisa

• Proposição de um referencial conceitual para análise da estratégia de operações internacionais de multinacionais de países emergentes, levando em consideração como fatores específicos dos países de origem afetam a organização de uma cadeia de subsidiárias.

• A partir do referencial conceitual elaborado, foi realizado o estudo de três casos brasileiros: Embraer, Embraco e Weg.

Resultados

• As empresas estudadas escolheram estratégicas genéricas de internacionalização, típicas de companhias que entram tardiamente no mercado global.

• Verificou-se preferência das multinacionais brasileiras em primeiramente ingressar em países vizinhos, de modo a reduzir riscos e dificuldades culturais.

• As empresas pesquisadas tenderam a centralizar as decisões, uma característica cultural e organizacional brasileira.

• As três multinacionais estudadas começaram sua internacionalização centrando a produção localmente e exportando. Sua expansão, entretanto, mostra diferentes trajetórias: a Embraer tornou-se uma complexa integradora de sistemas de produtos, enquanto tanto a Weg quanto a Embraco cresceram como produtoras industriais (mas ambas têm procurado outros posicionamentos).

O que há de novo

• Traços específicos da história do país – fatores de produção, cultura local, políticas públicas – influenciam movimentos de internacionalização e devem ser levados em consideração pelos gestores.

• Há forte evidência da existência de efeitos relacionados ao país de origem na governança e forma de dispersão geográfica das operações internacionais de multinacionais brasileiras, os quais mudam com o tempo e têm menor influ- ência conforme as empresas se internacionalizam.

• A construção da rede de operações internacionais acontece em estágios. Conforme uma estratégia é implementada, esta possibilita à empresa a aquisição de capacidades que darão suporte a uma nova estratégia competitiva mais elaborada.

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