O Crescimento da Empresa: uma Análise da Variabilidade das Taxas de Crescimento

Luiz Artur Ledur Brito

2005

Esta pesquisa investigou a variabilidade da taxa de crescimento das empresas, associando-a a grupos de fatores como os associados ao ramo de negócios, ao período ou ano em que se observa o crescimento, ao país e, finalmente, o grupo de fatores associado à empresa individual de forma idiossincrática. O trabalho inspirou-se na linha de pesquisa de componentes de variância do desempenho financeiro em estratégia usando o crescimento como variável dependente. Os achados indicam que a firma individual é a responsável pela maior parte da variância observada nas taxas de crescimento. País e ano também são fontes de variação relevantes. O ramo de negócios no qual a firma está inserida, contudo, tem uma pequena relevância na explicação da variabilidade. O trabalho usou a base de dados Compustat Global como fonte principal. Os resultados têm implicações tanto para a gestão de empresas ao nível corporativo como para a criação de políticas de desenvolvimento e crescimento. Esta pesquisa fez uma avaliação de uma amostra internacional para poder avaliar o efeito país, mas abre espaço para vários outros estudos mais profundos, com maior foco na realidade brasileira.

Número de páginas: