Medindo o Desempenho Operacional das Empresas

Autor(es): 

Ely Laureano Paiva, João Mário Csillag, Luiz Artur Ledur Brito, Marcos Vasconcellos e Susana Pereira

Ano: 

2012

Artigo em Foco: Multidimensionalidade do Construto Desempenho Operacional e sua Relação com o Desempenho Financeiro
 
A proposta do artigo “Multidimensionalidade do construto desempenho operacional e sua relação com o desempenho financeiro” é desenvolver e testar uma escala de medição do desempenho operacional em um mercado emergente. A escala relaciona várias dimensões do desempenho operacional (qualidade, entrega, flexibilidade, inovação e custo) com as do desempenho financeiro (crescimento e lucratividade).
 
Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre prioridades competitivas, desempenho operacional e desempenho financeiro nas principais publicações científicas nacionais e internacionais. Com base nesse levantamento, foram identificadas variáveis de desempenho operacional e respectivas métricas, ou índices de medição. Em seguida, o modelo passou por etapas de refinamento.
 
Na fase seguinte do trabalho, os pesquisadores identificaram uma amostra de empresas brasileiras de porte intermediário, com de 100 a 5 mil empregados, de 20 setores tomados com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Para cada setor, foram selecionadas 25 empresas, de maneira aleatória. Quinhentas companhias foram contatadas por telefone, com um retorno inicial de 44 empresas. Nessas empresas, foram entrevistados profissionais experientes, que conhecem todo o processo de produção: gerentes de produção, gerentes industriais ou indivíduos em cargos estratégicos em gestão de operações.
 
A análise teve duas etapas. Na primeira, o objetivo foi estabelecer a dimensionalidade, validade e confiabilidade das variáveis (qualidade, entrega, flexibilidade, custo e inovação) e as dimensões do desempenho financeiro (crescimento e rentabilidade). A segunda etapa investigou as relações entre as diferentes dimensões de desempenho operacional e desempenho financeiro. Como há duas variáveis para o desempenho financeiro, duas análises foram realizadas: a primeira utilizando o crescimento como variável dependente e a segunda utilizando a rentabilidade como variável dependente.
 
O estudo confirmou relações de causa e efeito conhecidas, entre inovação e crescimento, e entre custos e lucratividade. Por outro lado, não foram encontradas relações significativas entre outras dimensões de desempenho operacional, como qualidade e flexibilidade, com desempenho financeiro.
 
Para os pesquisadores, possivelmente os efeitos das dimensões do desempenho operacional só ocorram de maneira combinada e cumulativa. Também é possível que o efeito do desempenho operacional no financeiro seja moderado por outras variáveis de controle não estudadas, como dinamismo de mercado. Finalmente, é também possível que o efeito seja pequeno no ambiente competitivo brasileiro e, realmente, o foco em custo e inovação seja o mais importante.
 
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