MBA: um Modelo em Transformação

Thomaz Wood Jr. e Julia Fernandes Personini Cruz

Pesquisa em foco: MBAs: cinco discursos em busca de uma nova narrativa

Os cursos de MBA tendem a contemplar experiências que unem teoria e prática, a compreensão de contextos culturais diversos e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a atividade gerencial.

Objetivo: Mostrar que o MBA é um modelo polêmico, cujas características estão mudando.

Raio X da pesquisa
• Pesquisa bibliográfica em periódicos científicos sobre programas de MBA.
• Análise de conteúdo de propagandas e artigos sobre MBAs publicados pela mídia de negócios.
• Entrevistas com 21 alunos e ex-alunos de três programas.
• Sistematização de cinco tipos de discurso produzidos por diferentes agentes sobre os MBAs: o discurso da crítica instrumental, o discurso da defesa instrumental, o discurso crítico de emancipação, o discurso da redenção da mídia de negócios e o discurso dos alunos.

Resultados
• O discurso da crítica instrumental, vindo de pesquisadores renomados, destaca a distância entre o que é ensinado e a necessidade das organizações, colocando em dúvida a capacidade dos MBAs de gerar valor para estudantes e empresas.
• O discurso da defesa instrumental baseia-se em amplas pesquisas quantitativas, realizadas pela mídia e utilizadas por associações, revelando impactos positivos dos programas sobre a carreira dos estudantes e sobre o desempenho das empresas.
• O discurso crítico de emancipação, elaborado por correntes periféricas de pesquisadores com perspectiva crítica,lamenta a transformação dos programas em mercadorias, a visão conformista que transmitem aos alunos e a ênfase insuficiente na dimensão social.
• O discurso da redenção da mídia de negócios mostra os programas como soluções mágicas, capazes de efeitos notáveis sobre a empregabilidade dos estudantes e sobre seus salários.
• O discurso dos alunos valoriza a interação e a troca de experiência, o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica e a obtenção de uma credencial, destacando o impacto dos programas sobre a capacidade de “jogar o jogo dos negócios”.

O que há de novo
• O MBA pode ser visto como uma arena aberta na qual diferentes agentes empregam distintas estratégias discursivas,de acordo com seus interesses.
• Há pouca interação ou disputa direta entre os discursos. Não há, portanto, diálogo.
• Existem elementos para renovação da tradicional narrativa do MBA, do indivíduo que adquire no curso hard skills e soft skills, uma boa rede de relacionamentos, estuda casos e, ao mesmo tempo, recebe uma formação generalista, com o objetivo de conseguir, no futuro, uma posição sênior de liderança. A nova narrativa foca um indivíduo socialmente consciente e responsável, dotado de uma ambição de mudança pessoal e profissional e que aspira a uma posição sênior de liderança ou ao empreendedorismo. Esse indivíduo passa, durante o programa, por experiências que unem teoria e prática, que compreendem contextos culturais diversos e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre as organizações e a atividade gerencial.

Entre em contato com o professor Thomaz Wood Jr.

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Thomaz Wood Jr.