A Influência do Prefeito nas Eleições Estaduais e Federais

Autor(es): 

George Avelino e Ciro Biderman

Ano: 

2013

Artigo em foco: Do Parties Matter? Intra-party Linkages and Electoral Performance in Brazil, 1996-2010
 
A eleição de um prefeito aumenta as chances de seu partido ganhar votos em eleições subsequentes para o Poder Legislativo Estadual e Federal. Este é o principal resultado da pesquisa “Do parties matter? Intra-party linkages and electoral performance in Brazil, 1996-2010”, dos professores da FGV-EAESP George Avelino e Ciro Biderman. Os autores fizeram um estudo quantitativo com dados de eleições ocorridas entre 1996 e 2010, considerando para análise apenas municípios com menos de 200 mil eleitores.
 
Os autores advogam que, além do efeito direto que o prefeito tem na eleição seguinte, pode existir um efeito indireto por meio do aumento no número de filiados do partido que supostamente trabalharão pelos candidatos da legenda nas eleições seguintes. Após um teste estatístico, eles chegaram à conclusão de que os 11% de impacto de um prefeito nas eleições subsequentes podem ser decompostos em 7% de efeito direto e 4% de efeito indireto.
 
Os autores também exploraram o impacto entre diferentes partidos brasileiros. Partidos “poliárquicos”, como PT e PMDB, que contam com organizações municipais fortes e um processo descentralizado de tomada de decisão, são mais capazes de extrair votos de um prefeito eleito. Os autores interpretam esse resultado como consequência da organização partidária. Nos outros dois tipos de partido, os “oligárquicos” e os “monocráticos”, não há uma clara diferença de impacto. Os “monocráticos”, como o PTB e o PP, possuem um número limitado de organizações municipais e um processo de tomada de decisão centralizado. Já os partidos “oligárquicos”, como o PSDB, o PDT e o DEM, têm características heterogêneas em relação ao número de organizações municipais e apresentam centralização das decisões partidárias.
 
Avelino e Biderman acreditam que é interessante explorar a questão de como um prefeito é capaz de transferir votos para os candidatos de seu partido em eleições proporcionais e estaduais posteriores. Eles acreditam que, em primeiro lugar, isso ocorre porque o prefeito é o centro de referência para os eleitores em seu município. Nas eleições para o Legislativo, para fazer uma escolha diante da abundância de candidatos, os eleitores procuram um atalho informacional, que pode ser fornecido pelo prefeito. E, em segundo lugar, conforme indicado na pesquisa, a eleição do prefeito pode levar ao aumento no número de filiados locais do partido, que trabalham para a eleição dos candidatos de sua legenda nas eleições subsequentes. 
 
Entre em contato com o professor George Avelino
 
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor George Avelino