Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Role of interactivity in learning from engineering animations
Recursos interativos em tablets atraem mais a atenção dos alunos, mas não melhoram sua aquisição de conhecimento.
Objetivo: Avaliar o valor pedagógico de tornar lições em tablets mais interativas.
Raio X da pesquisa
• Teste com dois grupos, o primeiro com alunos brasileiros de curso de engenharia e o segundo com alunos americanos de curso de psicologia.
• Simulação com os alunos de uma explicação via iPad, com duração de cinco minutos, sobre um procedimento de manutenção em seis passos para um dispositivo mecânico.
• No experimento 1, os alunos foram divididos em dois grupos, um com uso de baixa e outro de alta interatividade; no experimento 2, os alunos foram divididos em três grupos, um sem interatividade, outro com baixa e outro com alta interatividade.
• Apresentação dos resultados estatísticos do teste a partir de um questionário sobre interesse e um teste de aprendizagem.
Resultados
• Em ambos os experimentos, os alunos submetidos ao teste com mais interatividade disseram ter tido maior interesse e atenção.
• Não houve diferença no aprendizado, nos dois experimentos, em diferentes níveis de interatividade
O que há de novo
• Quando o objetivo da lição é aumentar o interesse do aluno, maiores níveis de interatividade podem ser de grande valia.
• Quando o objetivo da lição é melhorar o aprendizado do aluno, a interatividade parece não surtir efeito.
• Não há evidência de que o aumento de interesse contribua para o aumento do aprendizado.
Entre em contato com o professor Alberto Luiz Albertin
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Alberto Luiz Albertin