A Força do Improviso

Autor(es): 

Talita Leucz e Tales Andreassi

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: O processo decisório e o uso das lógicas effectuation e causation, diante da transição da pequena para a média empresa: Casos do setor hoteleiro na cidade de Curitiba (PR)

Quando empresas crescem, aumenta o planejamento, mas ainda permanece muito improviso. Estudo com hotéis mostra que, ao passarem de porte pequeno para médio, empreendimentos estabelecem muitos processos de planejamento e controle, mas o processo de decisão continua centralizado, de curto prazo, flexível e adaptável conforme o momento.

Objetivo: Analisar como o crescimento de pequena para média empresa afeta o processo decisório.

Raio X da pesquisa

• Pesquisa qualitativa em profundidade de dois casos no setor hoteleiro na cidade de Curitiba (PR).

• Realização de entrevistas com funcionários, proprietários e fundadores; análise documental e observação.

Resultados

• Com o crescimento das empresas, diversos aspectos mudaram: houve maior formalização dos procedimentos, com padronização de áreas como atendimento e limpeza, e estabelecimento de soluções de como proceder em determinadas situações; foram criados mecanismos de controle como folha de ponto e câmeras de segurança; surgiram cargos de nível intermediário e houve maior delegação de poder para cargos administrativos e operacionais; os hotéis passaram a fornecer treinamentos para os funcionários

. • Há aspectos que não mudaram: as ações continuaram com foco no curto prazo e sem embasamento em metas e objetivos bem claros; as decisões estratégicas permaneceram centralizadas no empreendedor; não foram adotados procedimentos para formalizar as decisões; a rede de contatos seguiu essencial para o negócio.

O que há de novo

• Foi possível mostrar que, na mudança de porte pequeno para médio, as empresas passam a adotar uma estratégia mais planejada, uma lógica conhecida nos estudos de empreendedorismo como causation. Os hotéis pesquisados começaram a reunir informações sobre os clientes, analisar tendências mercadológicas, mapear cenários futuros, fazer projeções financeiras, organizar processos de controle, entre outros aspectos.

• Por outro lado, mesmo em empresas de porte médio, permanecem aspectos típicos de empresas jovens, que tomam decisões de acordo com o momento, lógica conhecida como effectuation. Nos casos analisados, as decisões permaneceram adaptáveis e flexíveis, não se elaboraram planos de negócios, os recursos continuaram administrados de maneira limitada e de acordo com as eventualidades ou oportunidades.

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