Estratégias Locais e Globais na Indústria Automobilística Brasileira

Autor(es): 

Fábio Luiz Mariotto, com a participação de Luiz Artur Ledur Brito, Fábio Hideki Ano e Leonardo Felisoni Torre

Ano: 

2003

Este estudo caracteriza as estratégias de internacionalização das grandes fabricantes mundiais de veículos, caracteriza as estratégias adotadas por suas filiais no Brasil e faz um confronto entre estratégias locais e internacionais. Através do estudo de caso de cinco grandes montadoras (General Motors, Volkswagen, Toyota, DaimlerChrysler e Renault-Nissan), mostra-se que as estratégias de internacionalização das matrizes dessas empresas são muito semelhantes entre si e que as estratégias seguidas por suas filiais, que parecem buscar alinhá-las com as estratégias das respectivas matrizes, também se parecem muito. São discutidas as implicações desses achados para o futuro do ramo no Brasil e as oportunidades que esta situação apresenta para o país.

Número de páginas: 

159

Anexos: