Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Disclosure under IFRS, legal-accounting traditions and enforcement: Comparing foreign firms cross-listed on the NYSE with firms listed only on local stock exchanges
Quando companhias do Brasil, Inglaterra e Europa Continental decidem lançar ações no mercado norte-americano, as deficiências na divulgação de informações relacionadas a contextos dos países de origem são eliminadas.
Objetivo: Avaliar se as exigências da bolsa norte-americana a empresas estrangeiras são suficientemente fortes para eliminar diferenças no nível de transparência relacionadas ao país de origem.
Raio X da pesquisa
• Levantamento de informações sobre empresas listadas na bolsa de valores norte-americana (com ADRs na Nyse) e de empresas listadas somente em bolsa local do Brasil, Inglaterra e Europa Continental.
• Utilização, como base de comparação, de como empresas se adequam à exigência de divulgação, pelo padrão contá- bil internacional (IFRS), na rubrica “transações com partes relacionadas” (IAS 24). • Análise estatística dos dados.
Resultados
• As empresas brasileiras listadas apenas localmente apresentam menor nível de transparência que as empresas inglesas e da Europa Continental listadas apenas em bolsa local.
• Não foram verificadas diferenças significativas no nível de transparência de empresas com dupla listagem na NYSE do Brasil, Inglaterra e Europa Continental.
O que há de novo
• Os resultados da pesquisa sugerem que deficiências no nível de transparência associados a tradições da jurisdição de origem das empresas tendem a ser eliminadas sob a aplicação de regras da bolsa de valores norte-americana.
Entre em contato com a professora Edilene Santana Santos.
Conheça as pesquisas realizadas pela professora Edilene Santana Santos.