Empresas Estrangeiras Melhoram Transparência para Atuar na Bolsa de Nova Iorque

Autor(es): 

Edilene Santana Santos

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Disclosure sob IFRS e tradições contábeis em mercado de alto enforcement: um estudo sobre emissoras de ADRs na NYSE

A dupla negociação de ações em um mercado exigente como o americano ajuda empresas de países com diferentes sistemas jurídico-institucionais – como Brasil, Inglaterra e nações da Europa Continental – a nivelar seu grau de transparência.

Objetivo: Avaliar se o enforcement institucional do mercado de capitais americano sobre empresas estrangeiras listadas na Bolsa de Nova Iorque é forte o suficiente para eliminar as diferenças no nível de transparência associadas à tradição jurídico-institucional de seu país de origem.

Raio X da pesquisa

• Levantamento de base de dados com demonstrações financeiras de 75 empresas estrangeiras (brasileiras, inglesas e eurocontinentais) com dupla negociação na NYSE (Bolsa de Nova Iorque).
• Comparação do grau de transparência entre empresas de dois sistemas jurídico-institucionais distintos: o common law (direito consuetudinário), utilizado na Inglaterra, e o code law(direito romano), utilizado no Brasil e em países da Europa Continental.

Resultados

• Não foi observada diferença significativa entre o grau de transparência de empresas brasileiras, inglesas e eurocontinentais com dupla negociação na NYSE.

O que há de novo

• Os resultados contrariam o esperado a partir de várias pesquisas internacionais, de que empresas sediadas em sistemas jurídicos originados no direito romano, como o Brasil e países da Europa Continental, tendem a ser menos transparentes do que as sediadas em sistemas de direito consuetudinário, como a Inglaterra.
• A dupla negociação das ações em um ambiente de alto enforcement institucional, como a Bolsa de Nova Iorque, parece ser uma estratégia eficiente para eliminar deficiências no grau de transparência das empresas associadas a insuficiências jurídico-institucionais do seu país de origem.

Fale com a professora Edilene Santana Santos.  

Conheça as pesquisas realizadas pela professora Edilene Santana Santos.