A Distribuição de Produtos em Mercados Emergentes Deve Ser Mais Pulverizada

Autor(es): 

Leandro Angotti Guissoni, Rajkumar Venkatesan, Paul Farris e Jonny Mateus Rodrigues

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: The relationship between distribution and market share in different regions and channels in an emerging market

Principalmente em regiões menos desenvolvidas, como o Nordeste, marcas de consumo que disponibilizam seus produtos para o varejo em geral, e não apenas para as lojas mais importantes, conseguem maior participação de mercado.

Objetivo: Analisar como estratégias de distribuição de marcas de consumo afetam a participação de mercado de acordo com o formato de varejo e a região brasileira. 

Raio X da pesquisa

• Levantamento de dados de cobertura e participação de mercado disponíveis a partir de auditorias por empresa de pesquisa no Sudeste e Nordeste do Brasil em supermercados, padarias, mercearias e bares. • Levantamento de produtos na categoria de bebidas não carbonatadas que apresentaram crescimento nos últimos anos, com destaque para sucos, energéticos, bebidas isotônicas e chá, incluindo mais de 100 fabricantes, 200 marcas e 1.000 unidades de gestão de estoque (SKUs).

• Análise estatística dos dados.

Resultados

• A cobertura de mercado é fator crítico para marcas de consumo conseguirem participação de mercado.

• No Sudeste do Brasil, estimular a disponibilidade de produtos aos consumidores por meio dos varejistas mais relevantes é fundamental.

• No Nordeste, é essencial a disponibilidade de produtos no varejo em geral, e não apenas nas lojas mais importantes. A variedade de produtos entre diferentes varejistas é maior no Nordeste, e a busca de variedade por parte do consumidor também.

O que há de novo

• Uma métrica pouco considerada em países desenvolvidos, a distribuição numérica (percentual de lojas que oferecem um determinado produto) é importante em países como o Brasil, especialmente em regiões menos desenvolvidas. No Nordeste, marcas de consumo com distribuição mais pulverizada conseguem maior participação de mercado.

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