Contribuições para a Formação do Administrador no Mundo Contemporâneo: uma Abordagem Psicossocial

Ideli Domingues

2004

Esta pesquisa pretendeu investigar possíveis articulações, dos alunos no curso de graduação em administração, entre a idealização do papel de futuro profissional, a dinâmica da classe e a demanda do mercado de trabalho contemporâneo. Os sujeitos foram 50 (cinqüenta) alunos da disciplina de Psicologia no segundo semestre do curso de administração e seus professores. Centramos esta investigação em entrevistas com alunos, observação da dinâmica interacional presente na classe, devolutiva do processo grupal em seminário com alunos, análise dos exames finais; aplicação de questionários a professores; levantamento bibliográfico dos teóricos da administração na área de relacionamento interpessoal. Perguntamo-nos: como alunos, professores e teóricos definem o administrador competente? Que estratégias facilitam a formação das competências necessárias para o administrador contemporâneo? Quais seriam as possíveis estratégias facilitadoras para a formação dessas competências na graduação?

Número de páginas: