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Pesquisa em foco: Influência da Excitação Emocional e da Utilidade do Conteúdo no Compartilhamento de Informações entre Consumidores On-Line
Imagens e textos positivos costumam receber mais curtidas, mas geram menos compartilhamentos; já os negativos geram mais comentários e podem se tornar mais virais.
Objetivo: Analisar como conteúdos úteis e que geram excitação emocional influenciam o nível de compartilhamento e comentários entre consumidores on-line.
Raio X da pesquisa
• Realização de três estudos para análise da reação do público da rede social Facebook a diferentes estímulos: o primeiro utilizando duas imagens de perfil pessoal, uma foto com expressão tensa e raivosa e outra foto com expressão sorridente e leve; o segundo comparando dois blogs esportivos, de Milton Neves (que traz previsões de resultados de jogos e análises, por vezes jocosas) e de Juca Kfouri (que mescla o mesmo conteúdo com análises políticas); o terceiro utilizando dois links patrocinados criados para o estudo, um de baixa excitação (propaganda de uma loja de lingerie, sem promoção) e outro de alta excitação (anúncio de um cachorro que sumiu de casa).
• Utilização do método da análise de conteúdo sobre a natureza dos textos e imagens e a incidência de compartilhamentos, comentários e “curtições”.
Resultados
• No estudo 1, a imagem que passava emoções positivas teve mais curtidas e a que transmitia emoções negativas recebeu mais comentários (reações de preocupação, ironia ou bom-humor).
• No estudo 2, os posts do blog de Milton Neves receberam mais comentários, mas foram menos compartilhados; já os de Juca Kfouri foram mais compartilhados, mas menos comentados.Posts classificados como úteis foram duas vezes mais compartilhados, enquanto posts considerados provocativos foram cinco vezes mais comentados (de maneira emocional e agressiva).
• No estudo 3, o link sobre o cão perdido gerou nove vezes mais repercussão que o da loja de lingerie, na forma de comentários e retransmissões, e a página gerou dez vezes mais fãs no período de dez dias.
• Conteúdos que tiveram maior repercussão foram avaliados como mais úteis (como no estudo 2) ou foram aqueles que poderiam gerar melhoria de imagem de quem escreveu (como demonstrar preocupação com o amigo, no estudo 1, ou mostrar compaixão, no estudo 3).
O que há de novo
• Conteúdos com maior carga emocional, maior excitação ou tidos como mais úteis geram mais compartilhamento.
• Conteúdos de emoções negativas geram mais comentários, indicando que notícias ruins sobre uma empresa ou marca podem gerar maior viralização do que notícias boas. Isso significa que a monitoração de reclamações deve receber mais atenção das empresas.
• Conteúdos com emoções positivas tendem a gerar extroversão (as pessoas querem participar de momentos bons dos outros), mas geram menos compartilhamento.
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