Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Evaluating supply chain management: A methodology based on a theoretical model
Método ajuda profissionais e acadêmicos a avaliarem os pontos fortes e fracos das empresas na administração de seus fornecedores e clientes.
Objetivo: Propor método para avaliar a gestão da cadeia de suprimentos nas empresas.
Raio X da pesquisa
• Elaboração de um método de avaliação da gestão da cadeia de suprimentos a partir de 11 eixos baseados nos processos de negócio, na estrutura horizontal da cadeia e nas iniciativas e práticas na gestão da cadeia de suprimentos.
• Teste da aplicabilidade do método a partir dos resultados de entrevistas com acadêmicos e profissionais, e de estudos de caso com três empresas (e suas cadeias).
Resultados
• Foram estabelecidos 112 requisitos a serem avaliados em 11 eixos.
• Nove eixos são de processos-chave: gestão de relacionamento com o cliente, gestão de serviço ao cliente, gestão da demanda, atendimento de pedidos, gestão do fluxo de manufatura, gestão de relacionamento dos fornecedores, desenvolvimento de produtos e comercialização, gestão de devoluções.
• O décimo eixo refere-se aos requisitos relacionados à estrutura horizontal na cadeia, para avaliar se há gestão da cadeia de suprimentos que vá além dos consumidores e fornecedores diretos.
• O décimo primeiro eixo contém as iniciativas e práticas para suporte dos processos de gestão, sendo que o estudo verificou que a única realmente indispensável é a redução e consolidação da base de fornecedores e consumidores.
O que há de novo
• A pesquisa traz uma ferramenta de diagnóstico que permite às empresas avaliarem sua situação em relação à gestão da cadeia de suprimentos.
• O diagnóstico permite que as empresas identifiquem pontos fortes e fracos na gestão de sua cadeia de suprimentos e definam ações para melhorar o grau de aderência ao modelo de referência
Entre em contato com o professor Luiz Carlos Di Serio
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Luiz Carlos Di Serio