Autor(es):
Ano:
Pesquisa em foco: Bank dividends and signaling to information-sensitive depositors
Ao usar seus recursos para sinalizar que estão com boa saúde financeira, bancos correm o risco de comprometer ainda mais suas atividades – o que indica que Bancos Centrais deveriam limitar pagamentos de dividendos em períodos de instabilidade.
Objetivo: Investigar se os dividendos são utilizados como instrumento de sinalização de saúde financeira para depositantes.
Raio X da pesquisa
• Pesquisa quantitativa com 168 bancos brasileiros de grande, médio e pequeno portes, no período entre 2003 e 2010, incluindo a crise financeira de 2008. • Utilização de duas bases de dados do Banco Central, uma pública, com demonstrativos financeiros e indicadores regulatórios, e outra com informações sobre investidores institucionais, empresas não financeiras e investidores individuais.
Resultados
• Bancos que captam no atacado, com grandes investidores, pagam maiores dividendos, pois esse público é mais sensível a essa sinalização.
• Durante crises, esses bancos aumentam ainda mais os dividendos para sinalizar que não passam por dificuldades.
• Esse comportamento é mais forte no caso de bancos pequenos e médios de capital fechado, que não têm necessidade de sinalizar sua saúde aos acionistas, mas, sim, aos investidores (depositantes).
O que há de novo
• Bancos, principalmente pequenos e médios que captam com grandes investidores, diminuem sua liquidez, mesmo em épocas difíceis, para tentar mostrar sinais de que são rentáveis e de que não sofrem riscos de insolvência – apoiando-se na lógica de que bancos rentáveis e líquidos poderiam pagar maiores dividendos do que aqueles que enfrentam dificuldades.
• Há, hoje, um grande debate sobre a necessidade de regular os dividendos bancários, pois o aumento dos dividendos durante crises financeiras para sinalizar liquidez e qualidade dos ativos pode diminuir a capacidade de empréstimos das instituições num período sensível. Assim, os resultados da pesquisa dão suporte à proposta de que Bancos Centrais limitem o pagamento de dividendos dos bancos em épocas de instabilidade financeira.
Entre em contato com o professor Rafael Felipe Schiozer
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Rafael Felipe Schiozer