A Avaliação que a Capes faz na Pós-Graduação Brasileira é Incompleta

Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin

Pesquisa em foco: Dimensões e Componentes de Educação: uma base para avaliação

A ênfase em resultados da produção intelectual pode fazer com que os meios utilizados para obter os resultados mensurados sejam negligenciados.

Objetivo: Consolidar a estrutura de dimensões e componentes de educação visando estabelecer os critérios de avaliação institucional e de ensino-aprendizagem, com aplicação na pós-graduação no Brasil.

Raio X da pesquisa
• Levantamento de uma estrutura de dimensões e componentes de educação. As dimensões identificadas foram:criação e sistematização de conhecimento, programas e cursos, e resultados. Os componentes identificados foram: objetivos (considerando objetivos dos cursos, objetivos pedagógicos e o público para o qual os cursos são destinados),
conteúdo (o conhecimento a ser transferido), estratégia pedagógica (forma de ensino para transferência do conteúdo) e infraestrutura (infraestrutura e tecnologia da informação).
• Comparação dos critérios de dimensões e componentes elaborados na pesquisa com os quesitos de avaliação da pósgraduação no Brasil pela Capes.

Resultados
• Os quesitos da avaliação da pós-graduação no Brasil cobrem parcialmente os critérios da estrutura de dimensões e componentes proposta.
• Muitos aspectos da estrutura sugerida estão dispersos na avaliação da Capes.
• A avaliação externa que a Capes faz dos programas de pós-graduação não inclui diversos aspectos que deveriam ser considerados por avaliações internas ou outras avaliações externas – e mesmo internacionais.
• A ênfase em resultados da produção intelectual traz o risco de que sejam negligenciados os meios utilizados para obter tais resultados e os componentes dos próprios cursos. Assim, as instituições educacionais podem acabar concentrando esforços exclusivamente na produção intelectual e reduzindo a ênfase em garantir uma boa educação para os alunos. Outro risco é o de que a avaliação recaia apenas sobre os membros da universidade, e não sobre a instituição e seus cursos.

O que há de novo
• A incorporação de critérios com base nas diversas dimensões e componentes da educação poderia promover uma avaliação mais abrangente dos cursos de pós-graduação, com o objetivo de avaliar também as inter-relações, e não simplesmente a universidade e seus resultados com ênfase em dissertações, teses e produção intelectual.
• Uma estrutura de critérios de avaliação permite que seja feita a gestão institucional, escolar e acadêmica de modo mais consciente e sustentável.
• As instituições de ensino devem ter um conjunto amplo e coerente de critérios de avaliação de educação institucional e do processo ensino-aprendizagem; as avaliações externas são importantes, mas não atendem a todos os critérios.

Entre em contato com o professor Alberto Luiz Albertin

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Alberto Luiz Albertin