Silvana Marques dos Santos Pereira

Doutora em Administração de Empresas, com foco em Inovação Organizacional; Professora do Departamento de Administração da Produção e Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP- POI). Desde 2010 estuda Teoria e mudanças sociais com Prof. Dr. Otto Scharmer "Presencing Institute, MIT". Fundadora e Membro do Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Neste desenvolveu em conjunto com outros professores a Metodologia de Identificação de Organizações Inovadoras aplicada pela Revista Época Negócios para identificar as "25 Empresas mais Inovadoras do Brasil". Nas últimas 02 décadas dedicou-se ao estudo de Modelos Mentais, Inovação e Transformação Organizacional. Atuou em projetos de transformação organizacional na Embraer, Ford - Projeto da Fábrica de Camaçari, Copesul, Odebrecht, Braskem, BCP Telefonia Celular, Cargill, Camargo Corrêa, IG, Santander, Telefonica, Petrobrás, Unilever, Nestlé, entre outras; e, foi executiva da Bayer do Brasil e da Monsanto e Membro do Conselho do Instituto Sidarta. Entre vários projetos realizados há 20 anos na Embraer, o primeiro Projeto, o turnaround da Embraer em 1996 - 1998 tornou-se um CASE de Harvard.

Artigos:

AGUIAR, Silvana M. S. P.; VASCONCELLOS, M. A. The Dynamics Between the Roots and the Wings: A Study on Innovative Organizations. Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 2, p. 77-88, 2009.

Capítulos de livros:

ALVARES, A. C. T.; MACHADO, D. P. N.; BARBIERI, José Carlos; VASCONCELLOS, M. A.; SIMANTOB, Moyses Alberto; AGUIAR, Silvana M. S. P.; NOBRE FILHO, Wilson. O Meio Inovador Interno e seus Condicionantes. In: José Carlos Barbieri, Moyses Alberto Simantob. (Org.). Organizações Inovadoras do Setor Financeiro: Teoria e Casos de Sucesso. 1 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, v. 1, p. 69-79.

AGUIAR, Silvana M. S. P.; VASCONCELLOS, M. A. Introdução. In: José Carlos Barbieri, Moyses Alberto Simantob. (Org.). Organização Inovadoras Sustentáveis: Uma Reflexão sobre o Futuro das Organizações. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2007, v. 1, p. 1-7.