Luiz Artur Ledur Brito

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Administração de Empresas pela EAESP FGV (2005). É professor titular do departamento de Operações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde participa da linha de pesquisa "Gestão de Operações e Sustentabilidade". Desde fevereiro de 2015 assumiu a direção da FGV EAESP. Na ANPAD, foi coordenador da divisão GOL (Gestão de Operações e Logística) de 2011 a 2014. Foi também o vice-presidente para a América Latina do POMS (Production and Operations Management Society) de 2011 a 2013. Na AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) é membro do Innovation Commitee pelo segundo período (2017-2018). No EFMD é membro do EQUIS Accreditation Board desde 2018. Foi editor-chefe do JOSCM (Journal of Operations and Supply Chain Management) em 2014 e 2015. Antes da atividade acadêmica, teve longo envolvimento com a iniciativa privada assumindo cargos de direção na Sanbra, Santista Alimentos e Dixie Toga. Seus principais interesses de pesquisa ficam na interface entre Operações e Estratégia. Atualmente trabalha em dois temas de pesquisa principais: criação e apropriação de valor nos relacionamentos entre empresas e a gestão como fator de competitividade das empresas brasileiras. Seus trabalhos anteriores também envolveram a análise do desempenho empresarial e sua ligação com o conceito de vantagem competitiva.

Artigos: 

MINERBO, CLAUDIO ; KLEINALTENKAMP, MICHAEL ; Brito, Luiz Artur Ledur . Unpacking Value Creation and Capture in B2B Relationships. Industrial Marketing Management, v. 92, p. 163-177, 2021.

PEREGRINO DE BRITO, RENATA ; ARTUR LEDUR BRITO, LUIZ . The Influence of Institutional Changes on Industry Effects. Journal of Business Research, v. 119, p. 610-618, 2020.

PADRÃO, LUIS CARLOS; O, N.A.; ANDREASSI, TALES; Brito, Luiz Artur Ledur. Marketing Capability, Technical Capability or Degree of Product Innovation: What Really Matters in Leveraging the Sales of Technology-based Start-ups. International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, v. 23, p. 281, 2019.

CAMPOS TESCARI, FÁBIO; ARTUR LEDUR BRITO, LUIZ. The Relational View: Future Challenges for a Non-confirmed Expectation. RBGN-Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, p. 461-487, 2018.

SCARPIN, MARCIA REGINA SANTIAGO; Brito, Luiz Artur Ledur. Operational Capabilities in an Emerging Country: Quality and the Cost Trade-off Effect. International Journal of Quality and Reliability Management, v. 35, p. 1617-1638, 2018.

Brito, Luiz Artur Ledur; MALIK, ANA MARIA; BRITO, ELIANE; BULGACOV, SERGIO; ANDREASSI, TALES. Práticas de Gestão em Hospitais Privados de Médio Porte em São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, p. e00030715, 2017.

MACAU, FLAVIO; Brito, Luiz Artur Ledur; DUARTE, ANDRÉ LUIS CASTRO MOURA. Effects of Knowledge Development and Culture of Competitiveness on the Performance of Service-Oriented and Product-oriented Firms. Knowledge and Process Management (Print), v. 23, p. 219-229, 2016.

TESCARI, FÁBIO CAMPOS; Brito, Luiz Artur Ledur. Value Creation and Capture in Buyer-supplier Relationships: A New Perspective. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 56, p. 474-488, 2016.

BRITO, Luiz Artur Ledur; SAUAN, PATRÍCIA KAWAI. Management Practices as Capabilities Leading to Superior Performance. BAR. Brazilian Administration Review, v. 13, p. 5, 2016.

SPINA, D.; SERIO, L. C.; BRITO, L. A. L.; DUARTE, A. L. C. M. The Influence of Supply Chain Management Practices in the Enterprise Performance. American Journal of Management, v. 15, p. 54-64, 2015.

BRITO, Luiz Artur Ledur; BRITO, Eliane Pereira Zamith; HASHIBA, Luciana Harumi. What Type of Cooperation with Suppliers and Customers Leads to Superior Performance? Journal of Business Research, v. 67, p. 952-959, 2014.

BRITO, Renata Peregrino de; BRITO, Luiz Artur Ledur. Dynamics of Competition and Survival. BAR. Brazilian Administration Review, v. 11, p. 64-85, 2014.

L.S. MIGUEL, PRISCILA; A.L. BRITO, LUIZ; R. FERNANDES, ALINE; V.C.S. TESCARI, FÁBIO; S. MARTINS, GUIHERME. Relational Value Creation and Appropriation in Buyer-Supplier Relationships. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 44, p. 559-576, 2014.

LAZZARINI, S. G.; BRITO, L. A. L.; CHADDAD, F. R. Conduits of Innovation or Imitation? Assessing the Effect of Alliances on the Persistence of Profits in US Firms. BAR. Brazilian Administration Review, v. 10, p. 1/1-17, 2013. 

PAIVA, E. L.; Brito, Luiz Artur Ledur. Produção Científica Brasileira em Gestão de Operações no Período 2000-2010. RAE (Impresso), v. 53, p. 57-66, 2013. 

SANTOS, J. B.; BRITO, L. A. L. Toward a Measurement Model for Subjective Firm Performance. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 95-116, 2012.

BRITO, R. P.; BRITO, L. A. L. Vantagem Competitiva e sua Relação com o Desempenho uma Abordagem Baseada em Valor. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 16, p. 360/2-380, 2012.

BRITO, R. P.; BRITO, L. A. L. Vantagem Competitiva, Criação de Valor e seus Efeitos sobre o Desempenho. RAE Eletrônica (Online), v. 52, p. 70/5-84, 2012.

Goldszmidt, R. G. B.; BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Country Effect on Firm Performance: A Multilevel Approach. Journal of Business Research, v. 64, p. 273-273, 2011.

DUARTE, A. L. C. M.; BRITO, L. A. L.; DISERIO, L. C.; MARTINS, G. S. Operational Practices and Financial Performance: An Empirical Analysis of Brazilian Manufacturing Companies. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 395/3-411, 2011.

MIGUEL, P. L. S.; Brito, Luiz Artur L. Supply Chain Management Measurement and Its Influence on Operational Performance. JOSCM. Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 4, p. 56-70, 2011.

DUARTE, A. L. C. M.; BRITO, L. A. L.; DI SERIO, L. C.; Martins, G. S. Operational Practices and Performance: An Empirical Analysis of Brazilian Manufacturing Companies. BAR. Brazilian Administration Review, v. 8, p. 395-411, 2011.

PORTO, É. C.; BRITO, L. A. L. Aglomeração Industrial e seu Efeito na Taxa de Crescimento das Empresas Brasileiras. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 16, p. 8, 2010.

MIGUEL, P. L. S.; BRITO, L. A. L. Antecedentes da Gestão da Cadeia de Suprimentos: Eles Realmente Existem? Um Estudo Empírico no Brasil. RAE Eletrônica (Online), v. 9, p. 10, 2010.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; BRITO, L. A. L.; PORTO, É. C.; SZILAGYI, M. E. A Relação entre Aglomeração Produtiva e Crescimento: A Aplicação de um Modelo Multinível ao Setor Industrial Paulista. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 14, p. 615/3-632, 2010.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. The Variance Compostion of Firm Growth Rates. BAR. Brazilian Administration Review, v. 6, p. 118-136, 2009.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; BRITO, L. A. L.; MORGANTI, F. Inovação e o Desempenho Empresarial: Lucro ou Crescimento? RAE Eletrônica, v. 8, p. 1/6-25, 2009.

PORTO, É. C.; BRITO, L. A. L.; ADERITO, A.; BATAGLIA, W.; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Ambientes Organizacionais: Uma Proposta de Classificação com Uso de Munificência, Dinamismo e Complexidade. Base (UNISINOS), v. 6, p. 101-119, 2009.

BRITO, L. A. L.; Ferreira, F. C. M. Os Efeitos da Produtividade e Escala no Desempenho das Empresas de Tecnologia da Informação. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, p. 38-57, 2008.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; Aguilar, Ricardo Luís Beneduzzi; BRITO, L. A. L. Customer Choice of a Car Maintenance Service Provider: A Model to Identify the Service Attributes that Determine Choice. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, p. 464-481, 2007.

Goldszmidt, R. G. B.; BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. O Efeito País sobre o Desempenho da Firma: Uma Abordagem Multinível. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 47, p. 12-23, 2007.

BRITO, L. A. L.; BRITO, Eliane Pereira Zamith; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Ser uma Empresa Grande é uma Vantagem para Crescer? Faces (FACE/FUMEC), v. 6, p. 10-20, 2007.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Desempenho das Empresas Brasileiras: Efeitos Ano, Ramo de negócios e Firma Individual. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 9, n.1, p. 65-85, 2005.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. A Influência do País de Origem no Desempenho das Empresas. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 9, n.4, 2005.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; CAMPOS, L. A.; BRITO, L. A. L.; THOMAZ, J. C. Reputação e Desempenho: Uma Análise Empírica no Setor Bancário. E & G. Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 5, n.11, p. 19-34, 2005.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. A Heterogeneidade do Desempenho, suas Causas e o Conceito de Vantagem Competitiva: Proposta de uma Métrica. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n.S. Issue, p. 107-129, 2004.

VASCONCELOS, Flávio Carvalho de; BRITO, L. A. L. Vantagem Competitiva: O Construto e a Métrica. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n.2, p. 51-63, 2004.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Performance of Brazilian Companies: Year Effects, Line of Business and Individual Firms. BAR. Brazilian Administration Review, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 1-15, 2004.

 

Capítulos de livros: 

Brito, Luiz Artur L.; Carvalho, Lilian S. Pereira. Movile: Sustaining an Innovative Culture on a Global Scale. In: Santiago Iniguez Ozono; Kazuo Ichijo. (Org.). Business Despite Borders. 1ed.Cham: Palgrave McMillan, 2018, v. 1, p. 89-104.

BRITO, L. A. L. Desempenho Empresarial. In: Marlene Marchiori. (Org.). Comunicação e Organização: Reflexões, Processos e Práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010, v. 1, p. 287-303.

KIRSCHBAUM, C.; CARVALHO, L.F.N.; BRITO, L. A. L.; BINDER, M. P.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Os Desafios do Cluster Vitivinícola da Serra Gaúcha. In: Luiz Carlos Di Serio. (Org.). Clusters Empresariais no Brasil: Casos Selecionados. 1 ed. São Paulo: Saraiva S/A Livreiros e Editores, 2007, v. 1, p. 55-76.

VASCONCELOS, Flávio Carvalho de; BRITO, L. A. L. Vantagem Competitiva: O Construto e a Métrica. In: Carlos Osmar Bertero. (Org.). Gestão Empresarial: Estratégias Organizacionais. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas S/A, 2007, v. 1, p. 63-81.

VASCONCELOS, Flávio Carvalho de; BRITO, L. A. L. Las Empresas Latinoamericanas: Factores Determinantes de su Desempeño. In: Germano M. de Paula; João Carlos Ferraz; Georgina Nuñez. (Org.). Gobernabilidad Corporativa, Responsabilid Social y Estrategias Empresariais en América Latina. 1 ed. Santiago: Naciones Unidas CEPAL, 2007, v. 1, p. 201-221.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. How Much does Country Matter? In: Arnold Cooper; Sharon Alvarez; Alejandro Carrera; Luiz Mesquita; Roberto Vassolo. (Org.). Entrepreneurial Strategies. Entrepreneurial Strategies. 1ed.Oxford: Blackwell Publishing, 2006, v. 1, p. 95-113.

BRITO, L. A. L.; PARENTE, J. Estratégia de Varejo. In: S. Dias. (Org.). Marketing: Estratégia e Valor. Marketing: Estratégia e Valor. São Paulo: Saraiva, 2006, v., p.-.

BRITO, L. A. L.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Las Empresas Latinoamericanas: Fatores Determinantes de su Desempeño. In: Germano M. de Paula; João Carlos Ferraz; Georgina Núñez. (Org.). Gobernabilidad Corporativa, Responsabilidad Social y Estrategias Empresariales en América Latina. Gobernabilidad Corporativa, Responsabilidad Social y Estrategias Empresariales en América Latina. 1ed.Bogotá: Cepal, 2006, v. 1, p. 201-221.