Felipe Zambaldi

Doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, foi aprovado com distinção pela banca examinadora. Possui graduação em Administração de Empresas pela FGV EAESP, tendo vencido o Prêmio Victor Dauman de Database Marketing composto o grupo vencedor da Feira de Marketing FGV-Dupont. É professor de cursos de nível superior em Administração desde 2005, atualmente lecionando em cursos stricto sensu (mestrado e doutorado), na graduação e em cursos de especialização e extensão da Fundação Getulio Vargas. Orientador de alunos de doutorado e mestrado desde 2008. Foi vice-coordenador do Curso da Graduação em Administração de Empresas da FGV EAESP de 2015 a 2019. Em 2007, passou a ocupar o cargo de editor adjunto da RAE-revista de administração de empresas. Chefe do departamento de ensino em Marketing da FGV EAESP desde 2020.Tem desenvolvido materiais didáticos como livros, capítulos de livros e tutoriais de ensino e possui publicações recentes de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais alto impacto. Possui experiência internacional como pesquisador visitante na Universidade de Chicago (Booth School of Business) e na University of Virginia, com participação em diversos projetos de pesquisa. Foi líder da linha de pesquisa em Estratégias de Marketing na FGV EAESP no biênio 2017-2019.

Artigos: 

GUISSONI, L ; Rodrigues, Jonny M ; ZAMBALDI, Felipe ; Neves, Marcos F . Distribution Effectiveness through Full- and Self-service Channels under Economic Fluctuations in an Emerging Market. Journal of Retailing, v. 97, p. 545-560, 2021.

PONCHIO, MATEUS CANNIATTI ; BARTH, N L ; ZAMBALDI, Felipe . Using the Internet for Data Collection in Business Research. RAUSP Management Journal, v. 56, p. 254-258, 2021.

TONELLI, M. J. ; ZAMBALDI, Felipe. Special issue 60 years of RAE: From a Solitary Star in the Past to Future Challenges. RAE-Revista de Administracao de Empresas, v. 61, p. 1-15, 2021.

GUISSONI, L; MATEU, J; Zambaldi, Felipe; NEVES, M F. Numeric or Weighted Distribution? The Effect of Different Channel Performance Metrics on Market Share. Journal of Marketing Channels, v. 26, p. 108-119, 2020.

FERREIRA, V M R; PARENTE, J. G.; PONCHIO, Mateus C; Zambaldi, Felipe. Building Loyalty in E-commerce: Does Consumer Income Matter. International Journal of Business and Systems Research (print), v. 14, p. 74, 2020.

FERREIRA, MATEUS; Zambaldi, Felipe; GUERRA, DIEGO DE SOUSA. Consumer Engagement in Social Media: Scale Comparison Analysis. Journal of Product and Brand Management, v. 29, p. 491-503, 2020.

FERREIRA, M.; Zambaldi, Felipe. The Mediating Role of Consumer Engagement with the Brand Community and Its Effect on Corporate Reputation. International Journal on Media Management, v. 21, p. 45-64, 2019.

REIS, G. G.; FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A.; Zambaldi, Felipe. Assessing Emerging Multinationals' "Global Mindedness" Profiles. ReA UFSM, v. 11, p. 172-194, 2018.

SILVA, A R; CAPPELLOZZA, A.; ZAMBALDI, Felipe. Antecedentes do Engajamento e da Intenção em Permanecer em Projetos Sociais: Um Estudo em Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Teoria e Prática em Administração, v. 7, p. 79, 2017.

OLIVEIRA, TÂNIA VELUDO DE; BARKI, EDGARD; Zambaldi, Felipe. Microdoações, Macrorresultados. GV Executivo, v. 16, p. 20, 2017.

ABDALLA, CARLA CAIRES; Zambaldi, Felipe. Ostentation and Funk: An Integrative Model of Extended and Expanded Self Theories Under the Lenses of Compensatory Consumption. International Business Review, v. 25, p. 633-645, 2016.

BARKI, E. E. R.; Zambaldi, Felipe; LOURENCO, C. E.; CASTRO, C. A. B. Store Patronage and Retail Competition in Emerging Markets. International Journal of Business and Systems Research (Online), v. 10, p. 62-77, 2016.

REIS, G. G.; FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A.; ZAMBALDI, Felipe. Brazilian Multinationals´ Competences: Impacts of a 'Tug of War' between Cultural Legacies and Global Mindedness. BBR. Brazilian Business Review (English Edition. Online), v. 12, p. 55-79, 2015.

PONCHIO, Mateus; ZAMBALDI, Felipe; DA COSTA, FRANCISCO JOSÉ. Measurement in Marketing: Current Scenario, Recommendations and Challenges. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 01-27, 2014.

HERNANDEZ, P. J.; BOTELHO, D.; ZAMBALDI, Felipe. Invorporating Heterogeneity into Count Data Models in Marketing. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 67-77, 2014.

Zambaldi, Felipe; MASCARENHAS, Andre O; NATRIELI, F. O Duplo Foco da Gestão de Marcas nas Redes Sociais. GV Executivo, v. 12, p. 35, 2013. 

MASCARENHAS, André O; ZAMBALDI, Felipe; VARELA, C. A. Motivação em Programas de Voluntariado Empresarial: Um Estudo de Caso. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 9, p. 229-246, 2013.

JAYO, M.; DINIZ, E.; ZAMBALDI, Felipe; CHRISTOPOULOS, T. Groups of Services Delivered by Brazilian Branchless Banking and Respective Network Integration Models. Electronic Commerce Research and Applications, v. 11, p. 504-517, 2012.

Rodrigo Bandeira-de-Mello ; MARCON, R.; Goldszmidt, R. G. B.; ZAMBALDI, Felipe. Firm Performance Effects of Nurturing Political Connections through Campaign Contributions. African Journal of Business Management, v. 6, p. 3327-3332, 2012.

BERGAMO, F.; GIULIANI, A. C.; CAMARGO, S.; ZAMBALDI, Felipe; PONCHIO, Mateus C. A Lealdade do Estudante Baseada na Qualidade do Relacionamento: Uma Análise em Instituições de Ensino Superior. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 9, p. 26-47, 2012.

Zambaldi, Felipe; ARANHA, Francisco; Lopes, Hedibert; Politi, Ricardo. Credit Granting to Small Firms: A Brazilian Case. Journal of Business Research, v. 64, p. 309-315, 2011.

MASCARENHAS, André O; ZAMBALDI, Felipe; MORAES, E A. Rigor, Relevância e Desafios da Academia em Administração: Tensões entre Pesquisa e Formação Profissional. RAE (Impresso), v. 51, p. 265-279, 2011.

BERGAMO, F.; PONCHIO, Mateus C; ZAMBALDI, Felipe; GIULIANI, A. C.; SPERS, E. De Prospect a Aluno: Fatores Influenciadores da Escolha de uma Instituição de Ensino Superior. Base (UNISINOS), v. 7, p. 182-193, 2010.

FRANCISCO, Eduardo de Rezende; Fagundes, E B; PONCHIO, Mateus C; ZAMBALDI, Felipe. Development of an Indicator of Propensity to Energy Commercial Losses Using Geospatial Statistical Techniques and Socio-Economic Data: The Case of AES Eletropaulo. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Impresso), v. 11, p. 178-197, 2010.

MASCARENHAS, André O; ZAMBALDI, Felipe. Opções Estratégicas e Implicações Organizacionais da Tecnologia da Informação: Automatização e Informatização. Revista Organizações em Contexto, v. 5, p. 17-29, 2010.

ZAMBALDI, Felipe; MASCARENHAS, André O; BERNARDES, R.; GARCIA NETO, M. Relational Competence, Customer Trust and Relationship Effectiveness in an Offshore Service Provider: The Case of IBM Brazil. Journal of Globalization, Competitiveness and Governability, v. 4, p. 102-105, 2010.

MASCARENHAS, André O; ZAMBALDI, Felipe; NATRIELI, F. Marketing, Endomarketing e Redes Sociais: Fundamentos Teóricos à Concepção de uma Estratégia de Gestão de Pessoas. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 6, p. 1-21, 2010.

ZAMBALDI, Felipe; MOURA, Mauricio; ARANHA, Francisco; FERREIRA, Eduardo. A Questão da Seleção Adversa no Microcrédito Produtivo Orientado: Um Estudo sobre o Comportamento de Adimplência de Empreendedores de Baixa Renda. Pesquisa & Debate (São Paulo. 1985. Online), São Paulo, v. 16, n.2, p. 309-331, 2005.

Livros: 

Zambaldi, Felipe. Métricas de Marketing. 1. ed. FGV Editora, 2016.

ZAMBALDI, Felipe. Credit Granting to Small Firms in Brazil: Risk Management and Imperfect Information. 1ed.Saarbrücken: Lambert Academic Publishing, 2012. v. 1. 193p.

ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, Felipe. Análise Fatorial em Administração. 1ed.São Paulo: Cengage Learning, 2008. 152p.

 

Capítulos de livros: 

ESCRIVAO JUNIOR, A.; MALIK, A. M.; ABDALA, E. C.; ZAMBALDI, Felipe; LOPES, J. E. F.; GANDOLFI, P. E.; BALDASSARE, R. M.; PROF, R. R. D. P. D. E. A. E.  Análise do Desempenho Econômico-financeiro de Operadoras de Planos de Saúde: Uma Proposta de Metodologia. In: VECINA NETO, G. (Org.) ; MALIK, ANA MARIA (Org.). (Org.). Conhecimento Técnico-científico para Qualificação da Saúde Suplementar. 1ed.Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar, 2015, v. 1, p. 179-192.

ZAMBALDI, Felipe; MASCARENHAS, André O. Endomarketing como Ferramenta de Administração Estratégica e Gestão de Pessoas. In: Jean Pierre Marras. (Org.). Gestão Estratégica de Pessoas - Conceitos e Tendências. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2010, v., p. 209-225.

FRANCISCO, Eduardo; ARANHA, Francisco; ZAMBALDI, Felipe; GOLDSZMIDT, R. Electricity Consumption as a Predictor of Household Income: A Spatial Statistics Approach. In: Clodoveu A. D. Davis Jr.; Antonio M. V. Monteiro. (Org.). Advances in Geoinformatics. 1ed.Heidelberg: Springer, 2007, v., p. 267-282.