Eliane Pereira Zamith Brito

Possui graduação e mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP e doutorado pela Manchester Business School - Inglaterra. Atualmente é professora da Fundação Getulio Vargas - SP e faz parte de Programas de Pós-graduação em Administração de Empresas desta instituição desde 2009. Atuou por 10 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) como professora do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas. Entre 2004 e 2008 coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu e os cursos de pós graduação lato sensu em Administração da UPM. Tem 12 anos de experiência profissional em empresas multinacionais e nacionais de grande e pequeno porte. Ficou como Editora Científica do periódico Administração: Ensino e Pesquisa - RAEP, editado pela ANGRAD entre 2009 e 2011. Atuou como Coordenadora da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES entre 2011 e 2018. Atualmente coordena o Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV EAESP. Seus principais interesses de pesquisa são marketing digital, cultura e consumo.

Artigos: 

Pena, M.S. ; BRITO, E. P. Z. Dematerialization Retail: bookstore experience in physical and virtual dimensions. RAE-Revista de Administracao de Empresas, v. 61, p. 1-16, 2021.

ZANETTE, MARIA CAROLINA; BRITO, Eliane Pereira Zamith; FONTENELLE, ISLEIDE ARRUDA; DE CAMARGO HECK, MARINA. Eating one's own Otherness: When Producers Commercialize their Ethnicities. Journal of Business Research, v. 129, p. 134-144, 2021.

VIOTTO, MARINA HENRIQUES; ZANETTE, MARIA CAROLINA; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Looking Good or Feeling Good? The Dual Role of the Body in the Taste Transformation Process. Consumption Markets & Culture, v. 24, p. 54-74, 2021.

ARAKELIAN, JOSÉ SARKIS; Brito, Eliane Zamith; Rosenthal, Benjamin. The Legitimation of Global Football Brands in the Brazilian Marketplace. Internext (São Paulo), v. 15, p. 104-117, 2020.

RODRIGUES, W. T.; PRADO, L. S.; BRITO, Eliane Pereira Zamith. O Novo Papel do Vendedor. GV Executivo, v. 19, p. 14-17, 2020.

MORAIS, I.; BRITO, Eliane P. Z.; QUINTAO, R. T. Productive Consumption Changing Market Dynamics: A Study in Brazilian DIY Cosmetics. Latin American Business Review (Binghamton, N.Y.), v. 19, p. 323-347, 2019.

BOGEA, FELIPE; BRITO, Eliane P. Z.; CARVALHO, LILIAN SOARES PEREIRA. Siga-me. GV Executivo, v. 18, p. 38, 2019.

GIRAO, M.; BRITO, ELIANE. Razões para Abrir o Jogo. GV Executivo, v. 18, p. 45-47, 2019.

BOAVENTURA, PATRICIA SILVA MONTEIRO; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Leveraging Highly Relational Service Performance Through The Participation of Empowered Customer. REMark - Revista Brasileira de Marketing, v. 17, p. 314-328, 2018.

BOGEA, FELIPE; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Determinants of Social Media Adoption by Large Companies. Journal of Technology Management & Innovation, v. 13, p. 11-18, 2018.

BOAVENTURA, PATRÍCIA SILVA MONTEIRO; SOUZA, LUCAS LOPES FERREIRA DE; GERHARD, FELIPE; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Desafios na Formação de Profissionais em Administração no Brasil. Administração: Ensino E Pesquisa (RAEP), v. 19, p. 1-31, 2018.

Rosenthal, Benjamin; BRITO, ELIANE; COELHO, MAGALI. O Dilema dos Veículos de Comunicação. GV Executivo, v. 17, p. 44, 2018.

ARRUDA FILHO, EMÍLIO JOSÉ MONTERO; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Green Attributes Converged within Multifunctional Technology Products. Telematics and Informatics, v. 34, p. 79-90, 2017.

Rosenthal, Benjamin; BRITO, Eliane P. Z. How Virtual Brand Community Traces May Increase Fan Engagement in Brand Pages. Business Horizons, v. 60, p. 1-15, 2017.

QUINTÃO, RONAN TORRES; BRITO, Eliane Pereira Zamith; BELK, RUSSELL W. Connoisseurship Consumption Community and Its Dynamics. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso), v. 19, p. 48-64, 2017.

BRITO, Luis Artur Ledur; MALIK, A. M.; BRITO, Eliane Pereira Zamith; BULGACOV, S.; ANDREASSI, T. Práticas de Gestão em Hospitais Privados de Médio Porte em São Paulo. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 34, p. 1-15, 2017.

Rosenthal, Benjamin; BRITO, E. P. Z. The Brand Meaning Co-creation Process on Facebook. Marketing Intelligence & Planning, p. 1-16, 2017.

RABELO, JOSELIA OLIVEIRA; BRITO, Eliane Pereira Zamith. A Coprodução de Serviços Intensivos em Conhecimento e Criação de Valor: Uma Análise em Relações entre Empresas. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, p. 252-267, 2017.

QUINTÃO, R. T.; BELK, RUSSELL W.; BRITO, Eliane P. Z. The Taste Transformation Ritual in the Specialty Coffee Market. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 57, p. 1-16, 2017.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; SAMBIASE, MARTA FABIANO; FERREIRA, FERNANDO COELHO MARTINS; DA SILVA, ADILSON ADERITO. The Effect of Uncertainty and Cooperative Behavior on Operational Performance: Evidence from Brazilian Firms. JOSCM. Journal Of Operations and Supply Chain Management, v. 10, p. 71, 2017.

QUINTÃO, RONAN TORRES; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Connoisseurship Consumption and Market Evolution: An Instituional Theory Perspective on the Growth of Specialty Coffee Consumption in the USA. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, p. 01-15, 2016.

ARRUDA-FILHO, E. J. M.; SANTOS, A. J. C.; BRITO, E. P. Z. Technology Consumer Behavior: A Study of Hedonic/Utilitarian Preference Via Virtual Space. International Journal of Business Information Systems, v. 20, p. 455-476, 2015.

BRITO, Luis Artur Ledur; BRITO, Eliane Pereira Zamith; HORTA, L. H. H. What Type of Cooperation with Suppliers and Customers Leads to Superior Performance? Journal of Business Research, v. 67, p. 952-959, 2014.

PRADO, K.P.A.; BRITO, E.; SERRALVO, F.; TOLEDO, G. A Preferência pela Marca no Processo de Decisão de Compra: Um Estudo Exploratório no Segmento de Baixa Renda. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 10, p. 357-382, 2014.

BRITO, Eliane Pereira Zamith; CARVALHO, LILIAN SOARES PEREIRA. Supply Chain Governance in the Production Systems of Business Clusters: The Case of the Footwear Industry in Jaú. JOSCM. Journal of Operations and Supply Chain Management, v. 7, p. 140, 2014.

SILVA, ADILSON ADERITO DA; BRITO, Eliane Pereira Zamith. Incerteza, Racionalidade Limitada e Comportamento Oportunista: Um Estudo na Indústria Brasileira. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online), v. 14, p. 176-201, 2013. 

BRITO, Eliane Pereira Zamith; MARIOTTO, GABRIEL. Benefits of Cooperation between Buyers and Providers: A Study in the Field of Information and Communications Technology. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online), v. 15, p. 241-261, 2013.

ZANETTE, M.C.; LOURENCO, C. E.; BRITO, E. P. Z. O Peso do Varejo, o Peso no Varejo e a Identidade: Uma Análise de Consumidoras Plus Size. RAE (Impresso), v. 53, p. 539-550, 2013.

ZANETTE, M.C.; BRITO, E. P. Z.; LIMA, M. O. C. New Influentials: An Exploratory Study on Blogs. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 15, p. 36-46, 2013.

VIEIRA, VALTER AFONSO; KATO, HEITOR TAKASHI; BRITO, Eliane Pereira Zamith; ESPARTEL, LELIS BALESTRIN. Congresso Latino-americano de Varejo: Retrospectiva de Cinco Anos. RAE (Impresso), v. 52, p. 590-594, 2012. 

THOMAZ, José Carlos; BRITO, E. P. Z.; MARCONDES, R. C.; FERREIRA, F. C. Benefícios da Aglomeração de Firmas: Evidências do Arranjo Produtivo de Semijoias de Limeira. RAUSP-e (São Paulo), v. 46, p. 191-206, 2011.

BRITO, Eliane P. Z.; VIEIRA, VALTER A.; ESPARTEL, LÉLIS BALESTRIN. A Pesquisa na Área do Varejo: Reflexões e Provocações. RAE (Impresso) , v. 51, p. 522-527, 2011.

THOMAZ, Jose Carlos; BRITO, E. P. Z. Reputação Corporativa: Contrutos Formativos e Implicações para a Gestão. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 14, p. 229-250, 2010.

BRITO, E. P. Z.; BRITO, L. A. L.; PORTO, E. C.; SZILAGYI, M. E. A Relação entre Aglomeração Produtiva e Crescimento: A aplicação de um Modelo Multinível ao Setor Industrial Paulista. RAC Eletrônica, v. 14, p. 615-632, 2010.

LOMBARDI, Marta Fabiano Sambiase; BRITO, E. P. Z. Incerteza Subjetiva no Processo de Decisão Estratégica: Uma Proposta de Mensuração. RAC Eletrônica, v. 14, p. 990-1010, 2010.

BRITO, E. P. Z.; BRITO, L. A. L.; MORGANTI, F. Inovação e o Desempenho Empresarial: Lucro ou Crescimento? RAE Eletrônica, v. 8, p. 1-25, 2009.

PORTO, E. C.; BRITO, L. A. L.; ADERITO, A.; BATAGLIA, W.; BRITO, E. P. Z. Ambientes Organizacionais: Uma Proposta de Classificação com Uso de Munificiência, Dinamismo e Complexidade. Base (UNISINOS), v. 6, p. 101-119, 2009.

AYMARD, Philippe; BRITO, E. P. Z. Custos de Mudança em Serviços Logísticos. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 16, p. 466-478, 2009.

BRITO, E. P. Z.; AGUILAR, Ricardo Luís Beneduzzi; BRITO, L. A. L. Customer Choice of a Car Maintenance Service Provider: A Model to Identify the Service Attributes that Determine Choice. International Journal of Operations & Production Management, v. 27, p. 464-481, 2007.

BRITO, L. A. L.; BRITO, E. P. Z.; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Ser uma Empresa Grande é uma Vantagem para Crescer? Faces (FACE/FUMEC), v. 6, p. 10-20, 2007.

THOMAZ, Jose Carlos; BRITO, E. P. Z. Comunicação Corporativa: Contribuição para a Reputação das Organizações. Organicom (USP), v. 7, p. 1-16, 2007.

THOMAZ, Jose Carlos ; BRITO, E. P. Z. O Uso do Value Shop na Análise da Criação de Valor na Percepção do Cliente: Uma Aplicação em Serviços Médicos-Hospitalares. Alcance (UNIVALI), v. 13, p. 185-205, 2006.

LEITE, P. R.; BRITO, E. P. Z.; MACAU, Flávio; PÓVOA, Angela. O Papel dos Ganhos Econômicos e de Imagem Corporativa da Estruturação dos Canais Reversos. GESTÃO.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 4, p. 1, 2006.

LEITE, P. R.; BRITO, E. P. Z. Logística Reversa de Produtos Não Consumidos: Práticas de Empresas no Brasil. Gestão.Org. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Pernambuco, v. III, n. 3, p. 214-229, 2005.

BRITO, E. P. Z.; CAMPOS, Luis Alexandre; BRITO, Luis Artur Ledur; THOMAZ, José Carlos. Reputação e Desempenho: Uma Análise Empírica no Setor Bancário. E & G. Economia e Gestão, Minas Gerais - Brasil, v. 5, n. 11, 2005.

DAVIES, G.; BRITO, E. P. Z. Price and Quality Competition between Brands and Own Brands: A Value Systems Perspective. European Journal of Marketing, Bradford - England, v. 38, n. 1, p. 30-55, 2004.

DAVIES, G.; BRITO, E. P. Z. The Relative Cost Structures of Competing Grocery Supply Chains. The International Jounal of Logistics Management, Flórida, v. 7, p. 49-60, 1996.

Livros: 

BRITO, Eliane Pereira Zamith; ZANETTE, M.C.; ABDALLA, C.; FERREIRA, M.; LIMONGI, R.; Rosenthal, Benjamin. Corporate Branding in Facebook Fan Pages: Ideas for Improving Your Brand Value. 1. ed. New York: Business Expert Press, 2015. v. 1. 178p .

Capítulos de livros: 

ZANETTE, M.C.; Rosenthal, Benjamin; ABDALLA, C.; FERREIRA, M.; BRITO, Eliane P. Z. Consumers and Companies on Facebook Fan Pages: An Analysis of Online Communication Strategies for Small Companies. In: Krzysztof Kubacki. (Org.). Ideas in Marketing: Finding the New and Polishing the Old. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v., p. 100-102.

QUINTAO, R. T.; BRITO, Eliane P. Z. Connoisseurship taste ritual. In: Anastasia E. Thyroff, Jeff B. Murray & Russell W. Belk. (Org.). Consumer Culture Theory. 1ed.New York: Emerald Group Publishing, 2015, v. 17, p. 255-274.

BRITO, E. P. Z.; AGUILAR, Ricardo Luís Beneduzzi; KIMURA, H. Determinantes da Escolha do Prestador de Serviços de Manutenção e Reparação de Veículos. In: Claúdio Felisoni de Angelo e José A. G. da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. São Paulo: Saint Paul Editora Ltda, 2004, v. 9, p. 147-174.