Carlos Eduardo Lourenço

Doutor em Administração de Empresas (Departamento de Mercadologia) pela FGV EAESP (2016). Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professor da Graduação, pertencendo ao Núcleo Docente Permanente (NDP) do Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC) e do Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI) da FGV EAESP. Atua em programas executivos (Global MBA - part-time MBA da Manchester Business School em parceria com a FGV) e como coordenador do Programa de Presidentes YPO/FGV. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas articulações da interação entre corporações e consumidores para a criação de valor, especialmente em tópicos relacionados ao domínio do Marketing como Engajamento do Consumidor, Branding, CRM, Business Analytics, Gestão de Vendas e Canais, Marketing de Serviços e Varejo. Coautor do livro Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas da FGV Management. Publicou em periódicos como Qualitative Marketing Research, Revista de Administração de Empresas e Marketing Intelligence and Planning. Tem experiência executiva na área de Marketing e Marcas, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico e Relações Públicas em empresas como 3M, Avery Dennison e Chery Motors do Brasil.

Artigos: 

LOURENCO, CARLOS EDUARDO; NUNES-GALBES, NADINE MARQUES ; BORGHERESI, RICCARDO ; CEZARINO, LUCIANA ORANGES ; MARTINS, FLAVIO PINHEIRO ; LIBONI, LARA BARTOCCI . Psychological Barriers to Sustainable Dietary Patterns: Findings from Meat Intake Behaviour. Sustainability, v. 14, p. 2199, 2022.

FEITOSA, W. ; LOURENÇO, C. E. ; REZENDE, L. H. ; SUNAGO, N. ; SILVA, S. C. A Quasi-experimental Approach to Analyzing Sexual Appeal and Gender in Advertising - evidence from Brazil. Trziste, v. 33, p. 67-80, 2021.

BARTH, N. L.; LOURENCO, CARLOS. Pensata - O P Ainda tem Valor? RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 60, p. 235-241, 2020.

HAIR JR, J. F.; SARSTEDT, M.; CRITTENDEN, V.; ASTRACHAN, C. B.; LOURENÇO, C. E. Guest Editorial. Journal of Product and Brand Management, v. 29, p. 409-414, 2020.

BRITTES, L. H. V.; LOURENÇO, C. E. As Experiências das Marcas Mudaram. GV Executivo, v. 19, p. 34-37, 2020.

SCOTT, F. A.; NEVES, M. F.; GRAY, A. W.; LOURENÇO, C. E. Mantiqueira: Innovating and Disrupting in the Egg Business. International Food and Agribusiness Management Review, v. 24, p. 138-161, 2020.

LIMA, VITOR MOURA; IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS; LOURENCO, CARLOS. Consumer Engagement on Social Media: Insights from a Virtual Brand Community. Qualitative Market Research, v. 22, p. 14-32, 2019.

ZANINI, M. T. F.; MORAES, F. C.; LIMA, V. M.; LOURENÇO, C. E.; IRIGARAY, H. A. R. Soccer and Twitter: Virtual Brand Community Engagement Practices. Marketing Intelligence & Planning, v. 37, p. 1, 2019.

FEITOSA, W.; LOURENÇO, C. E. Diferencias de Envolvimiento con Productos entre Cohortes: Un Estudio Exploratorio. Cuadernos del CIMBAGE, v. 2, p. 39-54, 2018.

BARKI, E.; ZAMBALDI, F.; LOURENÇO, C. E.; CASTRO, C. A. B. Store Patronage and Retail Competition in Emerging Markets. International Journal of Business and Systems Research (Print), v. 10, p. 62, 2016.

GUERRAZZI, L. A. C.; BRANDAO, M. M.; CAMPOS JUNIOR, H.; LOURENÇO, C. E. Pesquisa em Marketing e Estratégia nos Principais Periódicos Internacionais: Um Estudo Bibliométrico sobre Publicações no Século XXI. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 14, p. 7-27, 2015.

FEITOSA, W.; BOTELHO, D.; LOURENÇO, C. E. Comunidades Virtuais de Marca de Produtos de Consumo e Criação de Engajamento: Uma Investigação Qualitativa. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 5, p. 828-848, 2014.

LOURENÇO, C. E.; BRANDAO, M. M. O Impacto da Percepção e da Imagem do País de Origem para o Consumidor na Avaliação de Produtos em Mercado Emergentes. Revista de Administração da UNIMEP, v. 11, p. 173-195, 2013.

ZANETTE, M. C.; LOURENÇO, C. E.; BRITO. O Peso do Varejo, o Peso no Varejo e a Identidade: Uma Análise de Consumidoras Plus Size. RAE (Impresso), v. 53, p. 539, 2013.

ROSSI, G. B.; LOURENÇO, C. E.; GERVASONI, V. C.; SILVA, D.; PAIM, S. P. Sentimentos e Envolvimento Diferenciando Marcas: Um Estudo em Supermercados na Cidade de Campinas/SP. Espacios (Caracas), v. 33, p. 10, 2012.

Livros: 

IRIGARAY, H. A. R.; LOURENÇO, C. E. Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 140p .