André Torres Urdan

André Torres Urdan

É professor titular do Departamento de Mercadologia da EAESP. Seus interesses atuais são marketing de serviços, relacionamento e novos produtos. É graduado em Engenharia Civil (1984) e Administração (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais, como também em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Concluiu o mestrado em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas em 1992 e o doutorado em Administração na Universidade de São Paulo em 1993.

Artigos: 

MESQUITA, J. M. C. ; URDAN, ANDRÉ TORRES . Determinants of Customer Inertia - An Investigation on Mobile Phone Services. RBGN-Revista Brasileira de Gestao de Negocios, v. 21, p. 234-253, 2019.

TELLINI, L. ; URDAN, A.T. ; MONKEN, S. F. ; BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO ; BRANDAO, M. M. The Impacts of Health Care Evaluations on the Well-Being of Low-incomers. RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE), v. 23, p. 351-372, 2019.

CUCATO, JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA ; BIZARRIAS, FLÁVIO SANTINO ; SILVA, JUSSARA GOULART DA ; URDAN, ANDRÉ TORRES . The Influence of Perceptions of other Consumers on Consumer Responses and the Mediation of Crowding Tolerance: a study on tourism, hotels and the Olympics. International Journal of Leisure and Tourism Marketing, v. 6, p. 4, 2018.

MURTINHO, MAX NUNES ; CASTILHO, FERNANDO MARCOS BONNEMASOU MOREIRA DE ; URDAN, ANDRÉ TORRES . Declínio Organizacional e Contexto em Organização Religiosa: A Igreja Universal do Reino de Deus. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 17, p. 93-107, 2018.

CONEJERO, MARCO ANTONIO ; URDAN, ANDRÉ TORRES ; MANGINI, EDUARDO ROQUE ; BRASIL ROSSINI, FERNANDO HENRIQUE . Gestão do Conhecimento como Fator de Alavancagem de Inovãção Aberta: o caso Foco Virtual. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 4, p. 16-33, 2018.

MANGINI, EDUARDO ROQUE ; BRASIL ROSSINI, FERNANDO HENRIQUE ; SANTOS, ARIANE ; URDAN, ANDRE TORRES . Análise de Localização de Estações Ferroviárias e Uso de Geomarketing. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, v. 13, p. 129-152, 2017.

MANGINI, EDUARDO ROQUE ; URDAN, ANDRÉ TORRES ; SANTOS, ARIANE . Da Qualidade em Serviços à Lealdade: Perspectiva Teórica do Comportamento do Consumidor. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 16, p. 207-217, 2017.

CAMPIOTTO, PATRÍCIA ; OLIVEIRA LOTERIO, VANESSA ; ROQUE MANGINI, EDUARDO ; SALES PIRES, CRISTIANE ; TORRES URDAN, ANDRÉ . Relatos Técnicos - Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Marketing em Empresa de Recarga de Cartuchos de Impressoras. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA (FACCAMP), v. 11, p. 108-122, 2017.

DOS SANTOS, ARIANE ; ROQUE MANGINI, EDUARDO ; TORRES URDAN, ANDRÉ ; BRASIL ROSSINI, FERNANDO HENRIQUE . Avaliação Bibliométrica em Inovação em Serviços. PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO, v. 7, p. 212-227, 2017.

CUCATO, JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA ; URDAN, ANDRÉ TORRES ; KNIESS, CLÁUDIA TEREZINHA ; LIMA, EDMILSON DE OLIVEIRA . Ética Empresarial e a Postura dos Colaboradores na era Digital. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA (RAEP), v. 18, p. 105-123, 2017.

BRAUM, L. M. S. ; URDAN, ANDRÉ ; CIRANI, C. B. S. ; BRAUN, R. S. ; LEAO, A. L. D. B. C.  Public Mechanisms of Support for Innovation: case study. International Journal of Professional Business Review, v. 2, p. 28-40, 2017.

VEIGA, R. T. ; URDAN, ANDRÉ . A Ciência de Serviço e Algo de um Legítimo Admirável Mundo Novo. Revista Gestão e Tecnologia, v. 17, p. 182-204, 2017.

MANGINI, EDUARDO ROQUE ; BRASIL ROSSINI, FERNANDO HENRIQUE ; SANTOS, ARIANE ; URDAN, ANDRÉ TORRES . Cerveja com Cultura: a inovação aberta como ferramenta de marketing. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 9, p. 37-55, 2016.

ROSSINI, F. H. ; MANGINI, EDUARDO ROQUE ; URDAN, A. T. ; SANTOS, A. Reposicionamento de Marca em Pequeno Varejista do Setor Calçadista.Revista de Ciências Administrativas, v. 22, p. 548-578, 2016.

SANTOS, A. ; URDAN, ANDRÉ ; MANGINI, EDUARDO ROQUE . A Gestão de Mudanças como Forma de Melhoria da Qualidade dos Serviços de Tecnologia da Informação. Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, p. 208-227, 2016.

SILVA, JUSSARA GOULART DA ; URDAN, ANDRÉ TORRES . Três Modelos Integrativos de Gestão de Serviços: um comparativo sob critérios metateóricos. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, p. 699-711, 2016.

ARNAUD, L. ; MANGINI, EDUARDO ROQUE ; BARROS, T. F. ; URDAN, ANDRE TORRES . A Rede Supermarket na Era do Marketing: um caso de mídias sociais. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 6, p. 118-135, 2016.

MANGINI, E. R. ; SANTOS, A. ; URDAN, A. T. ; ROSA, J. O Processo de Estratégia na Vinícola Góes. Revista UNIABEU, v. 8, p. 66-83, 2015.

STREHLAU, S. ; URDAN, A.T.  O Valor Percebido no Luxo Falsificado pelo Cliente de Artigo Legítimo: uma investigação qualitativa. Revista de administração da Unimep, v. 13, p. 74-100, 2015.

DA SILVA, DIRCEU ; URDAN, ANDRÉ TORRES ; MERLO, EDGARD MONFORTE ; DIAS, KARINA TONELLI . Influências da Preocupação Ambiental e do Ceticismo frente à Propaganda no Consumo de Produtos Verdes. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 14, p. 529-544, 2015.

VEIGA, R. T.; URDAN, A. T.; MATOS, C. A. Estetização do Marketing. RAE (Impresso), v. 54, p. 232-238, 2014.

VIEIRA, F. G. D. ; OLIVEIRA, J. S. ; URDAN, A. T. . Taking stock of academy of marketing conference proceedings and their role in academic education in marketing. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, p. 137-147, 2012. 

HUERTAS, Melby Karina Zuniga ; URDAN, A. T. ; ADACHI, P. P. ; GOMES, S. C. . Comunicações de Marketing de Fabricantes de Alimentos: Quando o Alvo são Crianças e a Mídia Internet. Revista Gestão & Tecnologia, v. 12, p. 79-102, 2012.  

QUINTÃO, RONAN TORRES ; URDAN, ANDRÉ ; VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA . Marketing Literature in Ph.D. Modules in Brazil and the United States: Description and Reflections. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 2777-2781, 2012. 

URDAN, A. T. ; ZUNIGA, M. K. H. . Success Determinants of New Products Launched by Foreign Companies in Brazil. Innovative Marketing (Print), v. 7, p. 40-51, 2011.

ZUNIGA, M. K. H. ; URDAN, A. T. . As dimensões da atitude frente à propaganda de medicamentos: uma descrição no Brasil e avaliação de escala. Revista de Administração da UNIMEP, v. 7, p. 1-21, 2009.

SILVA, Marco Antonio ; URDAN, A. T. . O conhecimento do consumidor sobre preços: um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, p. 82-103, 2008.

 URDAN, A. T. ; ROCHA, Angela da . Orientação para o Mercado: Origens, Avanços e Perspectivas. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 46, p. 55-60, 2006.

HUERTAS, M. K. Z. ; URDAN, A. T. . Atitude do Consumidor sobre Medicamentos: Cognitiva ou Afetiva?. Faces : Revista de Administração (Belo Horizonte. Impresso), v. 5, p. 11-26, 2006.

URDAN, A. T. . Lealdade à Marca e Sensibilidade ao Preço: um Estudo da Escolha da Marca pelo Consumidor. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Rio de Janeiro - RJ, v. 9, n. 3, p. 163-181, 2005.

URDAN, A. T. . Orientação para o Mercado Externo: Teste de um Modelo no Brasil e sua Aplicação a uma Amostra de Empresas Exportações Brasileiras. RAC. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 95-116, 2004.

URDAN, A. T. . A Qualidade de Serviços Médicos na Perspectiva do Cliente. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 44, 2001.

URDAN, A. T. ; HUERTAS, Melby Karina Zuniga . Satisfação com Assistência Técnica e Lealdade ao Fabricante no Ramo Automobilístico. RAE. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 31, 2001.

URDAN, A. T. . Os Consumidores Recompensam o Comportamento Ético?. RAUSP. Revista de Administração, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 6, 2001.

URDAN, A. T. ; RODRIGUES, A. R. . O Modelo do Índice de Satisfação do Cliente Norte-Americano: um Exame Inicial no Brasil com Equações Estruturais. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Curitiba - Paraná, v. 3, n. 3, p. 109-130, 1999.

URDAN, A. T. . Avaliação Empírica da Escala Servqual: Uma Crítica e Réplica Ao Estudo de Vinícius Sittoni Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA, RIO DE JANEIRO, v. 1, n. 7, p. 292-314, 1995.

URDAN, A. T. . Estrutura Organizacional Para a Qualidade de Serviços em Áreas de Atendimento A Clientes: Um Elenco de Proposições. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA, RIO DE JANEIRO, v. 1, n. 6, p. 57-79, 1995.

 

Livros: 

URDAN, Flávio Torres ; URDAN, A. T. . Gestão do composto de marketing. 2a. ed. São paulo: Atlas, 2012.  

URDAN, A. T. ; URDAN, Flávio Torres . Marketing estratégico no Brasil: teoria e aplicações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010. v. 1. 455 p.

URDAN, A. T. ; URDAN, Flávio Torres . Gestão do composto de marketing. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2006. 344 p.

 

Capítulos de livros: 

URDAN, A. T. ; ZUNIGA, M. K. H. . O paradoxo entre o discurso de marketing voltado para a visão mercado e as práticas no desenvolvimento de novos. In: VASCONCELOS, Isabella F. F. G; VASCONCELOS, Flávio C. (Org.). Paradoxos na empresa - múltiplas perspectivas. São Paulo: Cengage Learning, 2010, v. 1, p. 149-178.