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[INTRODUÇÃO] O potencial de melhoria dos processos empresariais e de agregação de valor para os clientes representado pela Internet e outras tecnologias de informação é enorme. Mas, como ocorre com a maioria das inovações, principalmente com aquelas que provocam ruptura com a forma tradicional de se fazer as coisas, é compreensível que as empresas demonstrem um certo conservadorismo e lentidão em suas iniciativas de mudança de produtos e processos produtivos e de negócios, buscando melhor ajustá-los às potencialidades do novo ambiente. Estudos que procurem identificar o que as empresas estão efetivamente fazendo para aproveitar as oportunidades de melhoria do negócio proporcionadas pela Internet se tornam, portanto, importantes para se avaliar o real impacto que as novas tecnologias estão tendo nas empresas e o ritmo em que as mudanças estão se processando. Tais estudos podem levar a uma melhor compreensão sobre como a Internet e outras tecnologias associadas podem contribuir para o desenvolvimento de processos produtivos e de integração da cadeia de valor mais eficientes e eficazes, de uma maneira ampla, colaborando para a difusão das novas práticas, testadas por empresas inovadoras, nos diversos setores do mercado. [METODOLOGIA] A pesquisa utilizou um e-mail survey para coleta de dados que consistia em um questionário formulado no Word que foi enviado anexado a um e-mail de convite de participação na pesquisa. A elaboração do questionário foi feita a partir de revisão bibliográfica e da experiência anterior dos pesquisadores e foi melhorado após a o pré-teste. Os e-mails foram enviados com o programa Mach5 Mailer para todas as empresas industriais do Estado de São Paulo que constavam no cadastro da FIESP e que tinham e-mail cadastrado. Foi aplicada uma macro nos questionários devolvidos de foram que os dados foram exportados para uma planilha do Microsoft Excel a fim de serem tabulados. Foram feitas análises gráficas e gerados Box-Plot com o programa Minitab. [Resultados] A taxa de retorno obtida foi de cerca 8% dos questionários entregues, sendo a maioria de empresas pequenas. O total de empresas que ainda usam conexão à Internet discada beira os 20%. Cerca de 81% das empresas utilizam e-mail próprio e cerca de 88% já tem domínio próprio. [CONCLUSÃO] As empresas industriais ainda estão longe de explorar todo o potencial da Internet. Métodos e técnicas que podem suportar uma utilização mais efetiva da Web para fins de negócios, e que também serão suportados pela Internet, de forma a se tornarem ferramentas mais úteis na criação de vantagem competitiva, estão sendo introduzidos a passos largos.