A PROPAGANDA COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO MERCOSUL

Autor(es): 

Hu Ling Wen - Orientadora: Profª Suzana Fontenelle

Ano: 

1996

[INTRODUÇÃO] O trabalho realizado teve como foco de análise de que forma a propaganda serve como ferramenta para criação e sustentação da vantagem competitiva para as empresas que atuam no Mercosul. [METODOLOGIA] A metodologia do trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica desenvolvida na biblioteca da EAESP/FGV, no Centro de Comércio de São Paulo, navegações na lnternet e também outras bibliografias conseguidas ao longo da pesquisa com a ajuda da professora do departamento de Mercadologia Maria Cecília Arruda da EAESP/FGV. [RESULTADOS] A análise bibliográfica permitiu a chegada da conclusão de que as empresas brasileiras ainda estão na fase de investimento na crescente expansão do bloco econômico Mercosul. Assim, não há grandes avanços na área publicitária, mas, por outro lado, há crescimento do número de formação de parcerias de agências brasileiras com argentinas que ajudam a expandir a área publicitária. Também foi observada a interação da vantagem competitiva com a estandardização da campanha publicitária, o que ajuda a diminuir o custo, mas, por outro lado, não privilegia a diferenciação, uma outra essência da vantagem competitiva.

Departamento: 

MCD

Anexos: