Avanços da Mobilidade Elétrica

Autor(es): 

Marc Dijk, Renato J. Orsato e René Kemp

Ano: 

2011

Artigo em foco: The Emergence of an Electric Mobility Trajectory
 
Nos primeiros anos do século XXI constava-se certo desencanto em relação às perspectivas futuras dos veículos elétricos movidos a bateria (VEB). No entanto, a partir de 2005 a mobilidade elétrica ganhou um novo impulso. O artigo “The Emergence of an Electric Mobility Trajectory”, de Marc Dijk, do International Centre for Integrated Assessment and Sustainable Development, Renato J. Orsato, da FGV-EAESP, e René Kemp, da Universidade de Masstricht, descreve a evolução da mobilidade elétrica e analisa as suas perspectivas.
 
A tese central do estudo é que atualmente, a mobilidade elétrica está em seu limiar crítico, com várias inovações tecnológicas, algumas ocorrendo dentro e fora do setor automotivo e, outras, no contexto social da mobilidade urbana. A pesquisa também enfoca os efeitos de interação entre ambas e como repercutiriam para o futuro dos veículos de baterias elétricas, os elétricos híbridos (VEH) os de células de combustível de hidrogênio.
 
Os autores adotaram uma perspectiva sócio-técnica para a sua análise, evitando priorizar exclusivamente, os elementos sociais ou os técnicos. Na perspectiva dos autores, os fatores se interligam. Justificam que esta abordagem é fundamental, pois não é possível explicar as mudanças apenas por uma única variável, como preço ou inovação tecnológica. A abordagem sócio-técnica considera um estreito alinhamento entre vários elementos, tais como a tecnologia do produto, a indústria, o mercado, o comportamento do consumidor, as políticas públicas, a infraestrutura disponível, os arranjos espaciais e a mudança cultural. Esta perspectiva também inclui as percepções, estratégias, ações e interações dos atores, entre os quais os condutores de automóveis, os fabricantes de automóveis, os tomadores de decisões políticas, assim como a opinião pública.
 
Olhando para o passado e pensando no futuro, é preciso ter na conta que tecnologia do motor a combustão interna (MCI) reina absoluta na indústria automobilística há mais de 100 anos. Mesmo com o acirramento da concorrência nas últimas décadas, para as montadoras têm sido mais atraente e seguro investir na inovação da tecnologia do MCI existente do que em opções tecnológicas que arriscam ter baixa aceitação do consumidor. Isso gera um padrão no qual os fabricantes de automóveis continuamente refinam o projeto dominante, a fim de melhorar o desempenho – incluindo o ambiental – da sua tecnologia. É por isso, também, que o desenvolvimento da tecnologia híbrida também pode ser visto como uma tentativa das montadoras de inovar sem ter que se afastar da essência de suas competências.
 
Os desenvolvimentos relevantes e os efeitos de interação das tecnologias VEB, VEH (incluindo VEH que pode recarregar as suas baterias, chamado plug-in híbrido) e de células de combustível de hidrogênio vão determinar o futuro de mobilidade eléctrica. Elas podem competir entre si em alguns aspectos e se reforçarem em outros, já que a tecnologia de acionamento elétrico é comum a todos eles. Os avanços no acionamento elétrico irão ajudá-los a competir contra a tecnologia MCI.
 
Os veículos elétricos híbridos, por exemplo, têm um motor elétrico auxiliar, alimentado por baterias que são carregadas pelo motor de combustão ou através de pontos de carregamento. Melhoramentos das baterias e do gerenciamento de energia podem ampliar o alcance elétrico do VEH. Para os usuários, na comparação com os MCI, um dos benefícios seria a economia de combustível. A versão plug-in teria a vantagem de possibilitar o recarregamento em casa ou no trabalho.
 
Segundo os pesquisadores, nos últimos anos a mobilidade elétrica avançou por conta de uma série de fatores: as políticas de proteção ao clima que incluíram a propulsão elétrica como uma das fontes para redução da emissão de CO2; os veículos elétricos se tornam ícones para a emissão zero de carbono; a expectativa da proximidade do pico da produção de combustíveis fósseis e a imprevisibilidade dos preços chamaram a atenção para os veículos que não dependam do petróleo; o sucesso do modelo híbrido da Toyota, o Prius; o progresso na tecnologia de baterias estimulado pelo setor de eletrônica de consumo; os programas de recuperação econômica na Europa e nos EUA que favoreceram tecnologias limpas, incluindo veículos elétricos; e as estratégias de diversificação das carteiras dos fabricantes de automóveis, incluindo veículos elétricos e híbridos
 
Por outro lado, também é preciso levar em conta que existem elementos que trabalham contra a mobilidade elétrica, entre os quais o fato dos fabricantes de automóveis ainda investirem muito no desenvolvimento de veículos com motores a combustão; o aumento das vendas de carros (com a tecnológica MCI) mais baratos em mercados emergentes como a China; a valorização cultural da posse do carro ao invés da locação e ainda as dúvidas se em breve será viável comercialmente adotar veículos de células de combustível de hidrogênio.
 
O conjunto das tendências sugere que está em curso um processo de eletrificação dos automóveis, conduzido, principalmente, pelos avanços em baterias, pelas políticas de redução de CO2, pelas novas proposições de valor das empresas, bem como por uma imagem positiva do acionamento elétrico entre os consumidores e formuladores de políticas. Resta saber, no entanto, como estes desenvolvimentos transformarão o regime estabelecido, se reservará um lugar mais proeminente para os híbridos ou se vai implicar numa transição para um novo regime em que a maioria dos carros elétricos puros serão utilizados em combinação com outras modalidades de transporte. No artigo, os autores apontam algumas direções.
 
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