Empresas que Terceirizam a Infraestrutura de TI Valem Mais

Autor(es): 

Otavio Próspero Sanchez e Álvaro Luiz Massad Martins

Ano: 

2013

Artigo em foco: Percepção de Valor nos Anúncios de Terceirização de Infraestrutura de TI: um Estudo de Eventos com Empresas Brasileiras
 
No Brasil, são crescentes os gastos das empresas com tecnologia de informação (TI). Estudos mostram que a taxa média de aumento nos investimentos foi de 8% ao ano, de 1990 a 2010. Para sustentar essa expansão, as companhias têm cada vez mais optado pela terceirização dessa área. Em 2010, praticamente todas as médias e grandes empresas no Brasil tinham alguma parte de sua TI terceirizada, principalmente infraestrutura de comunicação e armazenamento de dados (datacenters) e infraestrutura de gerenciamento de redes e computadores (service desk).
 
No entanto, boa parte das pesquisas realizadas em estratégia de TI indica que a contratação de terceiros para gerenciar a área, especialmente na parte de infraestrutura, não traz diferencial competitivo, porque esse tipo de serviço é padronizado e disponível para qualquer empresa.
 
Otavio Sanchez e Álvaro Luiz Massad Martins, pesquisadores da FGV-EAESP, decidiram, então, realizar um estudo para verificar se realmente esse argumento é verdadeiro ou se, ao contrário, a terceirização permite às organizações liberarem recursos para se concentrarem em suas atividades principais e, assim, gerarem maior eficiência na alocação de recursos.
 
Sanchez e Martins analisaram estatisticamente o impacto do anúncio da contratação de serviços de TI por companhias de capital aberto sobre o valor de suas ações nas bolsas de valores, no período entre 2005 e 2010. Os resultados, publicados no artigo “Percepção de valor nos anúncios de terceirização de infraestrutura de TI: um estudo de eventos com empresas brasileiras”, da Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, mostraram evidências de que a terceirização desse tipo de tecnologia por empresas de capital aberto no Brasil é percebida pelo mercado como fonte de geração de valor, aumentando a expectativa de lucros futuros, o que se reflete positivamente em seu valor de mercado.
 
De fato, houve retorno anormal das ações nos períodos imediatamente antecedentes e posteriores à data de anúncio de terceirização de TI das empresas com papéis negociados em bolsa. De acordo com diversos estudos, isso acontece porque o fornecedor, especializado, consegue economias de escala que seriam repassadas em parte aos seus clientes. Além disso, segundo os autores do estudo, se o fornecedor tiver capacidades e conhecimentos suficientes para prover uma solução específica ao contratante, isso poderia ainda permitir à organização uma diferenciação em relação a seus competidores.
 
Por outro lado, Sanchez e Martins alertam que, apesar de a pesquisa apontar uma expectativa positiva por parte do mercado, a terceirização envolve riscos e nem sempre dá bons resultados. Há sete situações responsáveis pela maioria das falhas em terceirizações: terceirizar atividades que não deveriam ser terceirizadas, escolher o fornecedor errado, preparar um contrato inadequado, não considerar questões comportamentais, perder o controle sobre a atividade terceirizada, não considerar os custos ocultos da terceirização e não ter uma estratégia de saída da terceirização.
 
Entre em contato com o professor Otavio Próspero Sanchez.
 
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Otavio Próspero Sanchez.